Ematerce participa do Projeto Jovens Primeiro Passo em Linux

8 de junho de 2011 - 03:00

Jovens do Projeto Primeiro Passo em Linux, que trabalham na Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) e nas suas vinculadas, dentre as quais, a Ematerce, participam de um curso ministrado, nesta semana, na Casa Digital, localizada no Parque de Exposições Governador César Cals, pelos alunos do último ano do curso de tecnologia da informação do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará). Todo o material didático, ora utilizado, foi disponibilizado pelo técnico Sérgio Nhemetz, do Núcleo de Informática da Ematerce.

Segundo a socióloga Samara de Paula, da Ematerce, pertencente à Rede Temática Biodiesel, a capacitação, para utilização do Sistema Operacional Linux e Br-Office, surge como uma estratégia, para proporcionar aos jovens formas concretas de participação, na instituição onde atua, ao promover ações voltadas à cidadania, mediante um processo de aprendizagem, que visa à formação e ao fortalecimento do capital humano e social, voltadas para o consumo consciente e valorização do meio ambiente. O grande desafio e esperança é que essa proposta seja algo vivo e presente, com desdobramentos para a profissionalização e para a maneira de pensar e ver a vida.

capacitao_1Falando sobre a capacitação, disse Samara de Paula, que o projeto justifica-se, por vários aspectos, destacando-se a visão econômica, social e ambiental. No tocante à visão econômica, esclareceu que o Software Livre tem custo zero e seu código é aberto para que qualquer pessoa ou empresa, que possa modificá-lo, o que representa economia de custos, a médio e a longo prazos, com licenças de software proprietário.

 

Citou, ainda, que, como principais vantagens, destaca-se por ser extremamente flexível, muito confiável, robusto e seguro, além da formação de bancos de soluções e de talentos, que podem e devem ser incentivados e compartilhados pelos órgãos do Governo do Estado e a Comunidade de Software Livre. A SEPLAG prevê , também, como resultado estratégico, a possibilidade de investimento em empresas de tecnologia local, o que faz com que os recursos, investidos, circulem no próprio Estado, criando empregos, gerando renda para a população e parte retornando aos cofres estaduais, mediante o pagamento de impostos.

 

Na visão social, Samara explicou que se trata de projeto, direcionado aos jovens do Projeto Primeiro Passo e colaboradores/servidores, que atuam no Sistema Estadual Agricultura (SEA). Afirmou estar o mercado de trabalho cada vez mais competitivo. Por isso, a crescente necessidade de qualificação, por meio de cursos e / ou capacitações, que possibilitam a inclusão social. Outro fator importante é a valorização do capital humano, o qual tem, como efeitos, o orgulho de pertencer a instituições, que fazem a diferença, por sua história, suas conquistas e seu respeito ao corpo de funcionários e colaboradores.

Na visão ambiental, o material didático e de apoio, utilizado na capacitação, é em papel reciclado e/ou reutilizado, permitindo inserir a variável ambiental, nas atividades da mesma, por meio do combate ao desperdício, sensibilização, quanto à gestão ambiental dos resíduos e seus impactos ao meio ambiente, decorrentes das atividades desenvolvidas pelos colaboradores/servidores. Concluindo, declarou que o desenvolvimento do capital humano e social e o cuidado com o meio ambiente são os princípios orientadores básicos das ações direcionadas ao Projeto.

 

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872