Técnicos da Ematerce fazem intercâmbio em Manaus

1 de julho de 2011 - 03:00

Dando continuidade às atividades da Redes Temáticas de ATER, técnicos da Emater-Ceará participaram de um intercâmbio no estado do Amazonas no período de 25 a 28 de junho. A programação incluiu visita as unidades locais do Idam  localizadas no entorno de Manaus, com objetivo de observar a dinâmica no processo de produção, comercialização e acesso  dos produtos da agricultura familair aos mercados e feiras livres de Manaus.

Os técnicos Francisco Amairton Rodrigues Holanda e Marluci Sobreiro Guedes, articuladores da Rede Temática de Apoio a Comercialização de Produtos e Serviços da Agricultura Familiar, cumpriram nesses dias uma vasta programação, incluindo visitas as feiras de produtos regionais como as do Cigs, do Vitelo e do feirão da Sepror instalada no parque de exposições “Eurípedes Lins”. A demanda surgiu a partir de metas estabelecidas pela Ematerce e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

manaus_2A visita contou com a participação de Luiz Otávio, diretor e  representante da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) e de Ramonilson Gomes, diretor do Idam, além do apoio das equipes técnicsa dos municípios do Careiro da Várzea, Iranduba e a Unidade Local de Manaus, ocasião em que conversaram com representantes das cooperativas e agricultores familiares acerca do assunto.

Segundo Francisco Amairton,  o intercâmbio serviu para implementar técnicas de comercialização de produtos, para a agricultura familiar, e observar a capilaridade e o acesso da instituição nos interiores. O funcionamento de Programas de Regionalização da Merenda Escolar –PREME, Programa de Aquisição de Aalimentos – PAA, e o Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, também foram observados para trocar experiências e implementar os pontos positivos.

manaus_3Segundo Armando Jorge, coordenador das Redes Temáticas de Ater no Amazonas e Chefe de departamento de planejamento do Idam este intercambio é uma ação importante dos estados do Amazonas e do Ceará, pois é uma oportunidade do Amazonas apresentar as ações e atividades efetivas realizadas nas diferentes fases do processo de produção, beneficiamento ecomercialização, objetivando a geracao de de ocupação e renda, fortalecendo as atividades rurais junto aos produtores/agricultores familiares”. (Notícia da Assessoria de Imprensa do órgão oficial de assistência técnica e extensão rural do Amazonas).