Parceria Ematerce e Embrapa rende no campo

13 de julho de 2011 - 03:00

A parceria, entre a Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – e a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Milho e Sorgo, de Sete Lagoas, Estado de Minas Gerais, constitui um importante avanço, na produção de sorgo, voltada para a reserva alimentar do rebanho bovino cearense dentre outras finalidades. A afirmativa é do Engrº Agrº José Maria Pimenta, presidente da Ematerce.

“Implantamos um campo experimental, na Fazenda Normal, em Quixeramobim, onde produzimos três variedades de sorgo: IPA SF15, BRS PONTA NEGRA e BR 304 GRANIFER. De acordo com nossa avaliação, a variedade, que melhor se adapta ao semi-árido, é a BRS-PONTA NEGRA, plantio direto, por ser de duplo propósito, ou seja, produz o grão e a forragem, ambos de grande utilidade para o setor rural”, acrescentou Pimenta.

Dia_de_CampoO Dia Especial, sobre a tecnologia do Sorgo, realizado no dia 8 de julho, contou com a participação de mais de cento e setenta pessoas, dentre técnicos, agricultores familiares e estudantes das regiões do Sertão-Central, Centro-Sul, Maciço do Baturité e Médio-Jaguaribe.

Para operacionalizar os trabalhos dos técnicos, durante a visitação, numa área de aproximadamente três hectares, da Fazenda Normal, foram distribuídas equipes, cada uma, com a participação de vinte pessoas, que percorreram o circuito do Sorgo, distribuído em três estações distintas.

Os Engenheiros Agrônomos Marco Aurélio Noce, da Embrapa, e Josualdo Justino Alves, da Ematerce, coordenaram os trabalhos de campo, orientando e, ao mesmo tempo, tirando as dúvidas dos participantes. Além dos extensionistas da Ematerce e da Embrapa, o evento contou com a presença dos técnicos da SDA, Adagri, Agropolo, Ibama, Secretarias Municipais de Agricultura e Sindicato dos(as) Trabalhadores(as) Rurais. A infraestrutura do Dia Especial ficou a cargo da administradora Fazenda Normal, Evanira Fraga Barcelar – “Nira” – e seus colaboradores. A supervisão coube ao Engrº Agrº Walter Ferreira, gerente regional da Ematerce no Sertão-Central.

(Crisanto Teixeira – Jornalista, lotado no escritório da Ematerce, em Quixeramobim-CE).

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br