Expocrato 2011: Ematerce mostra seu potencial no Cariri

15 de julho de 2011 - 03:00

A Expocrato constitui-se, atualmente, no maior evento agropecuário do Estado do Ceará e um dos maiores do Norte e Nordeste. Na sua 60ª edição, neste período de 10 a 17 de julho, é aguardada a presença expressiva de mais de 600 mil pessoas, entre os visitantes da população local, pecuaristas e turistas provenientes de vários estados brasileiros. Mais de 6.000 animais, dentre bovinos, ovinos, caprinos e cavalos, estão expostos em estábulos e 354 baias, para venda e participação em concursos leiteiros e de raça.

A espectativa de negócios é que os mesmos excedam os 60 milhões de reais, com financiamento através dos bancos oficiais (Banco do Brasil e Banco do Nordeste) e particular (Bradesco), que instalaram seus estandes na feira. Para facilitar a operacionalização das vendas de animais entre os pecuaristas, será realizado um grande leilão de animais, onde os mesmos serão postos à venda e receberão os lances, objetivando a obtenção de preços melhores e mais justos.

expocrato1No contexto dessa notoriedade, a Ematerce empregou o seu potencial técnico na organização deste evento, instalando uma mini fazenda onde estão sendo demonstradas várias técnicas de manejo de animais, irrigação, apicultura e culturas agrícolas, incluindo-se, algumas, com aplicação do sistema de  estufa.

Também fazendo parte das atividades da fazendinha está incluída a realização de oficinas para 70 produtores de leite dos municípios de Crato, Granjeiro, Farias Brito, Barbalha e Missão Velha, cujos temas principais versarão sobre silagem tipo cincho, utilizando sorgo, cana-de-açúcar e milho, além de uma outra oficina sobre produção de feno em fardos, aproveitando os restolhos do milho e da mandioca, para utilização na alimentação do gado leiteiro.

Paralelamente, a Ematerce instalou um estande institucional, onde são mostradas as suas principais atividades em toda a região do Cariri, ao mesmo tempo em que divulga e são vendidos os produtos originados das pequenas propriedades rurais, de leste a oeste daquela região. Mudas de morango e a própria fruta orgânica, além de artesanatos, flores e subprodutos do leite, também estão postos à venda, diretamente pelos produtores.

O escritório móvel da Ematerce também foi instalado no Parque de Exposições Pedro Felício,     objetivando  atender aos produtores e onde são apresentadas projeções sobre técnicas agropecuárias e algumas experiências realizadas, com novas tecnologias, em outras regiões do Ceará, pelos técnicos da Ematerce.

expocrato3Após a solenidade de abertura da 60ª Expocrato – 2011, realizada às 19 horas do dia 10 de julho, o estande da Ematerce recebeu a visita do Vice-Governador, e Governador em Exercício, Domingos Filho, acompanhado pelo Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, quando foram recepcionados pelo Presidente e pelo Diretor Administrativo da Ematerce, respectivamente, José Maria Pimenta e Maximiano Medeiros, além dos funcionários e dirigentes da Empresa, lotados nas três regiões administrativas do Cariri.

CRÉDITO PRONAF

No estande institucional da Ematerce, montado nas dependências da Expocrato, a Ematerce e o Banco do Nordeste farão a entrega, no dia 15 de julho, sexta-feira, de 90 cheques a igual número de pequenos produtores familiares, de um total de 600 liberações de créditos do Pronaf que contemplarão os agricultores dos municípios de Crato, Farias  Brito, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Santana do Cariri, Nova Olinda e Várzea Alegre, municípios inseridos nas regiões  administrativas da Ematerce, no Cariri.
O valor médio de cada projeto é de R$ 3.500,00 perfazendo um total financiado de R$ 2,1 milhões.

 

Jornalista Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872