Consultor do IICA/FAO/PNUD e o presidente da Ematerce visitam radar meteorológico

26 de julho de 2011 - 03:00

Atraído pela novidade com a implantação do radar meteorológico Banda-S, da Rede Cearense de Radares, da Funceme, localizado na Serra de Santa Maria, município de Quixeramobim, sertão central do Ceará, esteve na cidade para conhecer o mais novo empreendimento do governo do estado, o doutor Raimundo Ferreira Filho. O visitante é Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Economia Rural e Doutor em Economia. Atualmente reside em Brasília-DF e presta consultoria para vários organismos, entre eles: IICA – Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura; FAO – Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação; PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Secretaria de Agricultura do Distrito Federal.

 

 

Radar_Meteorolgico_de_Quixeramobim_Antena_-_Img._Crisanto_TeixeiraO presidente da Ematerce Engrº Agrº José Maria Pimenta, acompanhou o consultor até as instalações do Radar da Funceme. e explicou que o alcance do equipamento atinge um raio de 400 km, cobrindo toda a área do Estado e parte de estados vizinhos. O novo radar que custou investimentos de 12 milhões de reais, possui a capacidade para estimar as precipitações pluviométricas dentro de um raio de 200 Km e ainda fazer o monitoramento de sistemas meteorológicos, transformando-se numa importante ferramenta para aperfeiçoar o trabalho de previsão de chuva realizado pela Funceme. “Serão beneficiados com o radar as populações de áreas de risco, produtores rurais, agricultores e pescadores”, enfatiza Pimenta.

 

Depois da visita, Doutor Raimundo, elogiou a iniciativa governamental ao modernizar o sistema e disse que, defende a promoção do desenvolvimento agrícola, a fim de proporcionar o bem estar das populações assentadas no meio rural, incentivando a produção de alimento como forma de valorização e incrementação da vida no campo, principalmente comunidades que compõem o semi-árido nordestino. “Para se alcançar boa produtividade aliada à rentabilidade e ao cultivo sustentado, além de semente de qualidade, assistência técnica e extensão rural, a informação climática produzida pelo radar meteorológico será de fundamental importância para os agricultores e os técnicos da Ematerce”, destacou o consultor.

 

Crisanto Teixeira – Jornalista Escritório da Ematerce em Quixeramobim-Ce.