Beberibe: 1ª Oficina de Planejamento Estratégico para turismo rural na agricultura familiar

4 de agosto de 2011 - 03:00

Com a participação de pescadores artesanais, agricultores familiares, jovens, mulheres, técnicos da secretaria municipal de turismo de Beberibe, Ematerce e Superintendência Federal de Pesca e Aquicultura do Ceara, do Ministerio da Pesca e Aquicultura, foi realizada uma oficina de planejamento estratégico para o turismo rural, na comunidade litorânea de Barra da Sucatinga, no município de Beberibe.

A oficina teve a coordenação local do técnico da Ematerce e articulador regional da rede temática de turismo rural do Litoral-Leste, Engº agrônomo José Adail Paulino de Brito. Para a moderação do evento, foram convidados técnicos da ONG Birô Cultural, do município de Aracati, dentre eles, Wanderley Gradela. A oficina contou ainda com a participação da articuladora estadual da rede de turismo rural da Ematerce, técnica Fernanda Aquino, que ministrou palestra sobre os princípios, diretrizes e objetivos do Plano Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – PNATER – e do Plano Nacional de Turismo Rural na Agricultura Familiar – PNATRAF – além das ações, com imagens, desenvolvidas no Estado do Ceará, desde o Convênio 037 (2008) até a presente data.

turismo_rural2Informou, ainda, Adail que, durante a oficina, nos dias 23, 24, 30 e 31 de julho último, foram discutidos temas relacionados com as potencialidades e oportunidades do turismo rural, para a comunidade de Barra da Sucatinga, e a construção do plano de ação da comunidade para o biênio 2011/2013.

BARRA SUCATINGA

A vila, localizada no município de Beberibe-CE, possui 230 famílias. A principal atividade econômica do local é a pesca artesanal e a agricultura de subsistência (mandioca, milho, feijão, batata doce e caju). Caracteriza-se pela atividade cultural, realizada durante todo o ano, destacando-se: Café da Manhã Comunitário, Festbarra, Papangus, Paixão de Cristo, Regata de Jangadas, Dramas, Quadrilhas Juninas. Na praia, encontra-se a Colônia de Pescadores, artesãos e barracas com cardápio de pratos a base de frutos do mar.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br