Excursão técnica à comunidade de Serra de Santana

5 de agosto de 2011 - 03:00

Para  fortalecer as ações integradoras, na atividade da Apicultura, realizou-se, no dia 4 de agosto de 2011, uma Excursão Técnica à comunidade de Serra de Santana, município de Assaré. O evento contou com a participação de  apicultores e técnicos, envolvidos com a citada atividade. Com esta iniciativa, buscou-se sensibilizar os participantes para o uso das Boas Práticas de Fabricação -BPF – segurança alimentar e nutricional, além dos aspectos de conformidade e não-conformidades para instalação de Agroindústrias de Processamento do Mel.

Houve uma prévia reunião para adoção dos procedimentos metodológicos, quanto ao processamento e armazenamento do mel, para todos os participantes, com posterior demonstração de método na Agroindústria, explicitando-se todas as fases do processo, em cada setor, coordenado pelo assessor regional em Apicultura, Antonio Porto, e o agente de Ater Júnior, com todos os participantes, devidamente habilitados dentro das normas padronizadas para o acesso adequado ao ambiente.

mel_2Ressalte-se a participação de apicultores e técnicos dos municípios de Assaré, Nova Olinda, Altaneira e Crato, afora o secretário de agricultura do município de Nova Olinda, José Humberto. Dentre os pontos abordados, houve um ganho real quanto à replicação dos dados apresentados aos participantes, quando do retorno aos municípios, tendo em vista que existem unidades apícolas sendo implementadas, cumprindo-se, para tanto, os padrões exigidos, com vistas ao atendimento do SIF aos futuros empreendimentos apícolas.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br