Quixeramobim: secretário da SDA e presidente da Ematerce visitam parque industrial do leite e do algodão

8 de agosto de 2011 - 03:00

Na sexta-feira passada, o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, e o Secretário do Desenvolvimento Agrário, Engrº Agrº Nelson Martins, visitaram, na cidade de Quixeramobim, Sertão-Central do Ceará, o parque industrial, que trabalha com a cadeia agropastoril. A primeira parada foi no laticínio Gostosura, do empresário Paulo Sérgio Lima, que atua na cadeia da industrialização do leite in natura, onde são processados, diariamente, cerca de 40 mil litros, transformando seus derivados em: leite pasteurizado, queijo, bebidas lácteas, doces e polpa de frutas.

 

Quixeramobim possui a maior bacia leiteira do Estado com uma produção diária de 130 mil litros in natura. Para alcançar essa cifra, o setor conta com o apoio, incentivo, assistência técnica e extensão rural, disponibilizadas pelas políticas públicas do Governo Estadual, através da Ematerce, Agropolo, Adagri dentre outros. Durante a visita ao laticínio Gostosura, a comitiva estadual acompanhou o inicio da fabricação do maior queijo coalho do mundo a ser apresentado durante o Fest-Leite, no período de 11 a 13 de agosto.

 

quixaramobimNa usina de beneficiamento de algodão, a comitiva foi recebida pelo empresário Airton Carneiro, que os acompanhou em visitação às instalações do parque industrial, existente no município, desde os áureos tempos do “ouro branco”, como era denominado o algodão na década de 1960. Naquele período, Quixeramobim chegou a produzir mais de um milhão de arrobas do algodão, variedade mocó, sendo o maior produtor de algodão de sequeiro do Ceará.

 

Com o advento da praga do bicudo, as roças do algodoal, praticamente, foram dizimadas. O setor da cotonicultura enfrenta dificuldades também com a composição do preço final do produto, por conta da política internacional de compra e venda. Mesmo com todas as adversidades, o Governo do Estado busca incentivar a revitalização do setor, com a distribuição de sementes, por intermédio do programa “Hora de Plantar” e assistência técnica e extensão rural da Ematerce. De acordo com informação do industrial Airton Carneiro, a produção, no município de Quixeramobim, vem-se recuperando e neste ano, a safra deve alcançar de 40 a 50 mil arroubas de algodão. (Crisanto Teixeira – Jornalista – lotado no escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-CE).

===============================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872