Ematerce participa de reunião do MDA/Saf/Dater sobre Chamada Pública de Ater

9 de agosto de 2011 - 03:00

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), dirigido pelo Engº Agrº Argileu Martins da Silva, realizou, na manhã de terça-feira, 9 de agosto de 2011, no auditório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), uma reunião com a presença do titular da SDA, Nelson Martins, do presidente e diretores técnico e administrativo-financeiro da Ematerce, respectivamente Engºs Agrºs José Maria Pimenta e Walmir Severo Magalhães, e Maximiliano César Pedrosa, além de gerentes e assessores estaduais da empresa.

O encontro foi aberto pelo presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, que deu as boas-vindas aos representantes do MDA/Saf/Dater na pessoa do diretor Argileu. Em seguida, reportou-se à cidade de Juazeiro do Norte, que comemora seu centenário de criação, citando, ainda, a figura do Padre Cícero Romão Batista, chamado pelos romeiros de “Padim Ciço”, sacerdote que, naquela época, preocupava-se com a miséria e a fome dos sertanejos e o meio inóspito onde viviam. Pimenta destacou, também, a competência do dirigente do Dater, profissional da área de Ciências Agrárias, que dirige, com maestria, o órgão maior de assistência técnica e extensão rural no Brasil.

MDASFADATEREm sua mensagem, o secretário Nelson Martins, da SDA, ressaltou as parcerias da Ematerce com o MDA/Saf/Dater, em benefício dos agricultores familiares, além do empenho do dirigente do Dater, no tocante à resolução do Pacto Federativo. Disse mais que, na próxima semana, de acordo com agenda do governador Cid Gomes, haverá solenidade, no pátio da Ematerce, para entrega de novos veículos e motocicletas e assinatura de convênios com 63 prefeituras, para a instalação de escritórios da empresa no interior do Estado. Falou da importância das ações do Programa de Combate à Pobreza, o que contribui para a melhoria das condições de vida do homem do campo.

O dirigente do MDA, no Estado do Ceará, Francisco Sombra disse dos objetivos da reunião e passou a palavra ao diretor do Dater, Argileu, que agradeceu a acolhida e a presença do secretário Nelson Martins, dos dirigentes e técnicos da SDA e da Ematerce. Argileu discorreu sobre a implementação da Lei 12.188/2010 de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) e sua operacionalização, uma marco na história do Serviço Brasileiro da Assistência Técnica e Extensão Rural.

Ainda com a palavra, destacou a Chamada Pública de Ater 002/2011, do Plano Brasil sem Miséria, salientando a sensibilidade e a preocupação da presidente Dilma Vana Rousseff em erradicar a miséria, no Brasil, que causa enorme sofrimento às pessoas de renda inferior a R$ 70,00, por mês, sobretudo os que vivem no Nordeste brasileiro e na zona rural. Sobre o assunto em pauta, detalhou os municípios a serem atendidos, no primeiro momento, os beneficiário e os técnicos envolvidos na coordenação e execução das ações.

Acrescentou estar o Brasil crescendo e – o melhor – distribuindo renda e o salário-minimo sendo fortalecido e que os programas governamentais buscam a inclusão social daquelas famílias que continuam vivendo com muitas dificuldades nas cidades e no meio rural. No Brasil, são mais de 16 milhões de pessoas em extrema pobreza. No Ceará, mais de 1,5 milhão vive na mesma situação e a metade na zona rural. Para mudar este quadro, no Ceará, o Governo Federal investirá R$ 3,5 milhões em assistência técnica, treinamento e distribuição de sementes de qualidade aos pequenos produtores, sem falar que construirá 186 mil cisternas de placas, para amenizar os efeitos da seca.

Comentou, ainda, ser o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural muito importante e necessário, para contribuir com a melhoria de vida de milhões de agricultores familiares, espalhados por esse Brasil afora. No final da reunião, o diretor do Dater respondeu às perguntas das autoridades e técnicos presentes ao evento.

LEGENDAS: FOTO 1 – Presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, faz a abertura da reunião.

FOTO 2 – Ao centro, o diretor do Dater, Argileu Martins.

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br