Técnicos da Ematerce fazem intercâmbio em Minas Gerais

22 de agosto de 2011 - 03:00

Francisco Amairton Rodrigues, Adonias Sobreira e Marluce Sobreira, estiveram em Minas Gerais de 16 a 20 de agosto, para conhecer o trabalho de extensão rural da Emater-MG, modelo no país em gestão e desenvolvimento sustentável para a agricultura. Equipes técnicas de várias empresas ligadas à agricultura e extensão rural, de âmbito nacional e internacional, já estiveram na Emater Minas para  conhecer projetos desenvolvidos no Estado, como crédito rural, metodologia, meio ambiente e outros.

Os coordenadores técnicos da Emater-MG Ademar Pires, Edina Gomes (Unidade Central) e Cláudio Viana (Várzea da Palma) acompanharam a equipe que conheceu projetos das unidades regionais de Belo Horizonte e Sete Lagoas (Brumadinho, Nova União e Capim Branco) em experiências de comercialização e organização de produtores. Na Agriminas, que acontece de 18 a 21 de agosto, eles conheceram todo o processo de comercialização de várias regiões do Estado.

Francisco Amairton, articulador da visita dos técnicos do Ceará, disse que a escolha da Emater Minas é por ser a Empresa referência nacional em trabalhos de extensão rural e desenvolvimento sustentável. “A experiência de Minas, em agrindústrias, a organização de agricultores para formação de associações para beneficiamento, agregando valor ao produto, chamou a atenção pela metodologia empregada: parceria com o executivo municipal para disponibilizar espaço e infraestrutura”, explica.

É importante também salientar “que a entrada nas chamadas públicas, com os produtores organizados em associação para a venda de seus produtos,  despertou o interesse de outros municípios, além da disponibilização de crédito Pronaf, investimento que ajuda a reduzir custos na produção e ou beneficiamento”, ressalta Amairton.

Segundo Ademar Pires, da Unidade Central, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer todo o modelo de apoio e assistência aos produtores rurais no Estado, identificando as áreas para replicação no seu estado. “Esta visita”, segundo Ademar, “é importante para a Emater Minas porque aumenta a responsabilidade dos profissionais responsáveis, mostrando a necessidade de se aperfeiçoarem cada vez mais”.

A Emater tem usado o programa de Alimentação Escolar para orientar os produtores sobre a comercialização e o acesso de seus produtos ao mercado, segundo Ademar. Uma vez atendidas as diversas áreas do programa, como logística, oferta regular, produtos adequados sanitariamente, acompanhamento de questões fiscais e tributárias, além de custos de produção, “acreditamos que os produtores estarão aptos a participar dos mercados locais e do Estado e, especialmente, os pequenos municípios que poderão promover um processo de abastecimento com produtos de qualidade e de fácil rastreabilidade”, diz o coordenador, “dando oportunidade ao consumidor de saber quem produziu o alimento que estão consumindo”, destaca. (Assessoria de Comunicação da Emater-MG jornalista: Edna Souza)