EMATERCE VIVE MOMENTOS DE SATISFAÇÃO COM APOIO DO GOVERNADOR CID GOMES

1 de setembro de 2011 - 03:00

O vice-governador Domingos Aguiar Filho, representando o governador Cid Ferreira Gomes,  entregou, ontem, 1º de setembro, à Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) 94 carros, 100 motos, 475 computadores e 206 estações de trabalho (birôs) com cadeira, na abertura da IV Feira Cearense da Agricultura Familiar, no Parque de Exposição César Cals.

Compareceram ao evento, o secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, o secretário adjunto Antonio Amorim, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta Lima, além de gerentes estaduais, regionais, locais e servidores da empresa, representantes de órgaos públicos e privados, deputados estaduais e secretários estaduais, prefeitos e vereadores de vários municípios, agricultores familiares, presidentes de sindicatos e associações e representantes de organizações públicas das esferas federal, estadual e municipal. Representando o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Rodrigues de Souza.

Na oportunidade, foi anunciada a contratação de 341 técnicos em agropecuária, de nível médio e superior, como bolsistas pela Fundação do Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico do Ceará (Funcap), além da abertura de 63 escritórios da Ematerce e a ampliação de 39 unidades administrativas, em 102 municípios, com investimento da ordem de R$ 4.000.000,00, (quatro milhões de reais), destinados à Ematerce, por meio de uma parceria com o Governo Federal, dando grande apoio aos que trabalham no campo.

2
Ao discursar o vice-governador Domingos Filho disse do importante e necessário apoio que o governador Cid Gomes vem dando ao setor agropecuário do Estado, buscando a melhoria das condições de vida do homem do campo. Destacou, ainda, a atuação da Ematerce e o seu fortalecimento com a ajuda financeira e de equipamentos de trabalho (carros, motos, computadores e estações de trabalho, ampliação dos escritórios (63), em diversos municípios, o que contribuirão para aumentar a abrangência da assistência técnica e extensão rural no Ceará.

Elogiou, ainda, Domingos Filho, a realização da IV Feira da Agricultura Familiar, na Parque de Explosição, cujos produtos estavam expostos para a comercialização e, sorrindo disse que, mesmo tendo feito redução de estômago, voltaria à feira, para comer deliciosas tapioca e rapadura. Agradeceu a presença das autoridades, dos extensionistas e dos agricultores e desculpou-se por sair, antes do término da solenidade, por ter de ir a outro compromisso.

3
Em sua fala, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, afirmou que, há 20 anos, não se via tantas mudanças no mundo, como um negro ser presidente da maior nação do universo, os Estados Unidos; o Brasil eleger uma mulher para presidente da República; um operário ser presidente do Brasil por oito anos consecutivos (Lula); e o setor agropecuário do Estado receber muitas benfeitorias. Pimenta, aproveitando a presença do vice-governador, solicitou-lhe que falasse com o governador Cid Gomes, para abrir concurso público, com vistas à contratação de técnicos de nível superior, para seu quadro de efetivos, pois “os de cabelos brancos” repassariam aos novos contratados o “Know- How”, na lígua Inglesa, com o mesmo significado, em francês,  “Savoir Faire”, de longos anos de experiências na Extensão Rural. “Concurso Público é importante e indispensável para a admissão efetiva de servidores novos”, enfatizou.

Em seguida, frisou: “Hoje, neste ambiente festivo, temos uma prova inconteste apoio e ajuda financeira do governador Cid Gomes à Ematerce e aos agricultores familiares do Estado, que contribuirão para aumentar a produção e a produtividade, no setor agrícola, nos 184 municípios, atendidos pelo Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce).

Entusiasmado e sensibilizado pelo apoio do Governo do Estado, disse que o fortalecimento da Ematerce deve-se, também, ao empenho do secretário Nelson Martins, por sinal, um colega de profissão, conhecedor dos problemas rurais e que não mede esforços, para auxiliar no combate à fome e à miséria, no campo, buscando, por intermédio de sua pasta e das vinculadas, proporcionar melhores condições de vida, no meio rural, especificamente no setor agropecuário.

Por último, o dirigente da Ematerce acrescentou:“Neste Governo, somente temos elogios a fazer, pois é notório o fortalecimento da Ematerce, graças ao indispensável apoio do governador Cid Gomes e do secretário Nelson Martins, sem falar das parcerias com os Ministérios do Desenvolvimento Agrário( MDA), da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa), prefeituras municipais e de outras organizações públicas e privadas. Em nome dos dirigentes e servidores, os sinceros agradecimentos e o reconhecimento pelo muito que vêm fazendo pela empresa e pelos agricultores familiares”, enfatizou Pimenta.

5Com a palavra, o representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Jerônimo Rodrigues de Souza, declarou sentir-se honrado em ter vindo a Fortaleza, como representante do Ministro do MDA, Afonso Florence, parabenizou dirigentes e extensionistas e, em especial, o Governo do Estado, pelo apoio à agricultura cearense, investindo em melhorias para o órgão oficil de extensãos rural e outros benefícios por intermédio do Projeto São José e outros programas agropecuários e de cunho social.

Os demais oradores foram unânimes em reconhecer o apoio do Governo do Estado ao setor agropecuário e a outros investimentos, no meio rural, com o intuito de combater a miséria e a fome no campo.

===========================================================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br