Ematerce capacita 150 novos agentes rurais

6 de setembro de 2011 - 03:00

A Ematerce, com apoio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e de órgãos parceiros, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria da Agricultura Familiar(SAF) e Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), iniciou, ontem, o Curso de Formação de Agente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), do Pacto Federativo, para 150 técnicos em agropecuária de nível médio e superior, recentemente selecionados pela empresa e contratados, como bolsistas, pela Fundação Cearense de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap). O curso é coordenado pelo Engº Agrº Antonio Gomes Vieira Júnior, lotado no escritório estadual da Ematerce em Fortaleza. O curso prolongar-se-á até 14 de setembro de 2011.

 

 

curso_3A solenidade de abertura, no Centro de Treinamento da Ematerce (Cetrex), em Caucaia-CE, foi prestigiada pelo secretário Nelson Martins, do Desenvolvimento Agrário do Ceará; pelo presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, acompanhado dos diretores técnico e administrativo-financeiro e do assistente da presidência, respectivamente Walmir Magalhães, Maximiliano Pedrosa e Itamar Teixeira. Presentes, ainda, o delegado do MDA, no Ceará, Francisco Nelsieudes Sombra Oliveira,, o representante do Instituto Agropolos, Aníbal, e o coordenador da Agricultura Familiar, na SDA, Itamar Marques, dentre outras autoridades.

 

curso_1Segundo o dirigente da Ematerce, os novos bolsistas, antes de exercerem as atividades, em diversos municípios do Estado, necessitam de treinamento, sobre assuntos da Assistência Técnica e Extensão Rural, da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, da cadeia produtiva do setor agropecuário, das Políticas Públicas, voltadas para o desenvolvimento rural sustentável, além de técnicas de relacionamento com os agricultores familiares e com representantes de órgãos parceiros.

 

Essas observações foram feitas, quando de sua fala na abertura do citado curso, reforçando-as com a solicitação de que vistam a camisa da extensão rural, trabalhem com ética e profissionalismo, fazendo sempre o melhor que sabem. Apesar dos três anos de vigência da bolsa, é preciso que os técnicos, ora contratados pela Funcap, busquem atender, da melhor forma possível, as demandas, feitas pelos agricultores, em se tratando de assistência técnica e extensão rural, com vistas a oferecer-lhes condições de aumentarem a produção e a produtividade da pecuária e das lavouras e, consequentemente, as suas renda,s gerando empregos e contribuindo para uma vida condigna no meio rural. No final, agradeceu o apoio recebido do secretário Nelson Martins e, em especial, do governador Cid Gomes, que vem ajudando a fortalecer a Ematerce, mediante a contratação de recursos humanos e instrumentos de trabalho.

 

curso_2O delegado do MDA, no Ceará, Francisco Sombra, ressaltou, na oportunidade, a parceria do órgão federal com a SDA/Ematerce, o que favorece a ampliação da assistência técnica agropecuária aos agricultores familiares em todos os municípios do Estado. Solicitou, também, aos treinandos total empenho em suas novas missões, ou seja, trabalharem para reduzir a miséria e a pobreza no campo, como deseja a presidente Dilma Rousseff.

 

O secretário Nelson Martins deu as boas-vindas aos treinandos e disse da responsabilidade de que estão investidos, a partir daquele momento, pois aplicarão os conhecimentos teóricos e práticos assimilidos, quando estiverem, no campo, orientando os agricultores familiares, no dia a dia, no tocante às suas atividades agropecuárias. Nelson Martins reportou-se, ainda, ao apoio do governador Cid Gomes ao homem do campo, ciente de que o setor agropecuário é responsável pela produção de gêneros alimentícios, para consumo humano e animal, não somente no interior do Estado, bem como na capital, sem falar que ocupa expressiva parcela da mão-de-obra ociosa, no meio rural, ajudando, assim, a fortalecer a economia cearense. Por último, desejou ótimo aproveitamento aos novos contratados pela Funcap, que prestarão serviços à Ematerce, após o final do curso.

LEGENDAS

FOTO I – Novos agentes rurais fazem curso de formação em ater.

FOTO 2 – Secretário Nelson Martins, da SDA.

FOTO 3 – José Maria Pimenta, presidente da Ematerce.

FOTO 4 – Francisco Sombra, delegado do MDA no Ceará.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872