Ematerce: ouvidor participa da reunião da rede estadual de ouvidores

14 de setembro de 2011 - 03:00

Com a presença do Controlador e Ouvidor Geral do Estado do Ceará (CGE), João Alves de Melo, acompanhado da secretaria adjunta, Rosângela Araújo, e Sandra Gomes, da Célula de Ouvidores, realizou-se, no auditório da Sohidra, terça-feira, 13, a reunião da Rede de Ouvidorias do Governo do Ceará. Na foto, João Alves Melo (Controlador e Ouvidor Geral do Estado, ao lado de Rosângela Araújo (Secretária Adjunta).

 

Na abertura, o controlador e Ouvidor Geral, João Melo, disse da satisfação em participar de mais uma reunião do grupo de ouvidores, profissionais de grande importância, numa democracia participativa, para gestores públicos, quer estaduais, municipais e federais. Salientou que conhecimento e sabedoria são essenciais na vida diária e que o governo não gera recursos financeiros e sim a sociedade. Daí, a necessidade de os governantes e auxiliares desempenharem seus cargos com ética, profissionalismo e transparência. Referiu-se, ainda, à realização da 1ª Conferência Nacional sobre a Transparência e Controle Social, fato inédito, tendo por tema central “A sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública”.

 

reuniao1Destacou, também, em sua fala, que programa social deve ter lucro, sim, ou seja, lucro social, significando proporcionar melhores condições de vida, no sentido amplo do termo, para todos os cidadãos. Afirmou que, em sua gestão, deseja ver a Rede de Ouvidorias Estadual consolidada e a existência da carreira de ouvidoria. “O ouvidor tem a nobre missão de encaminhar às autoridades competentes denúncias, reclamações, elogios e outros assuntos, de interesse das comunidades, para que seja possível redirecionar atividades e serviços, prestados pelo Poder Público aos cidadãos, afora contribuir para gestões benéficas à população e sem corrupções”, enfatizou. Na foto, à esquerda, o assessor de comunicação e ouvidor da Ematerce, Antonio José de Oliveira, ladeado pela representante da ouvidoria do Detran, Iana.

 

A pauta da reunião constou, ainda, da apresentação do Sistema Informatizado de Ouvidoria (SOU), de Educação Social e Projetos Estruturantes. Foram dadas, também, informações sobre o 14º Congresso Brasileiro de Ouvidores e Ombudsman, no mês de novembro próximo, na capital paulista. Sandra Gomes comentou a respeito da possibilidade de se fazer uma reunião itinerante à Central de Atendimento (CALL-CENTER 155), na cidade de Canindé, e uma visita ao Palácio da Abolição.

=============================================================

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872