Intercambio Técnico sobre Metodologias Participativa em Santa Catarina

20 de setembro de 2011 - 03:00

Realizou-se no período de 11 a 17/09/2011, na região do Oeste do Estado de Santa Catarina, um intercâmbio, com a participação de técnicos de 16 regiões administrativas da EMATERCE, dentre eles: Engenheiros Agrônomos, Técnicos Agrícolas e Extensionistas Sociais.

 

Os Trabalhos visitados abrangeram os municípios de Chapecó, Concórdia, Marechal Castelo Branco e Piratuba. Segundo a avaliação dos participantes, em sua grande maioria, é da aplicabilidade desses trabalhos, nos diversos programas desenvolvidos em nosso Estado. Destacamos as práticas do Programa de Microbacias 3, voltadas para a conservação ambiental , principalmente no tocante ao manejo de solo e água, com enfase para o plantio direto, cobertura morta e adubação verde. Foi visto também o trabalho em cooperativismo através do qual é feito toda a comercialização dos produtos da agricultura familiar, para a merenda escolar, compra direta e centros consumidores.

 

Vale salientar também a importância dada ao ensino na área rural , no modelo da educação básica voltada para a consciência preservacionista, apresentando uma proposta inovadora para os alunos das escolas municipais.