SDA lança Plano de Ação do Sistema Estadual da Agricultura

20 de setembro de 2011 - 03:00

A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), e as vinculadas Ematerce, Adagri e Idace, em solenidade presidida pelo secretário Nelson Martins, acompanhado de dirigentes do Sistema Estadual Agrícola, entregou, na terça-feira, 20, em ato solene, no auditório da SDA, o Plano de Ação do Sistema Estadual da Agricultura – Pasea. A Ematerce esteve representada pelo diretor administrativo-financeiro Maximiliano Pedrosa Medeiros, na ausência do presidente José Maria Pimenta, que se encontra em Brasília, fazendo contatos com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

 

 O primeiro a falar foi o coordenador administrativo e financeiro da SDA, Advogado Cristiano Goes, que fez um relato das ações, desenvolvidas, naquela secretaria, tanto na parte do planejamento, quanto na administrativa e financeira, buscando-se melhorar as atividades internas e externas, valorizando-se a importante contribuição dada pelos servidores. Reportou-se, também, ao apoio do secretário Nelson Martins e de seus auxiliares, com vistas à valorização da força de trabalho, sem dúvida, o principal patrimônio da secretaria. Na foto acima, Cristiano Goes fala das realizações administrativas e financeiras na gestão Nelson Martins).

 

Sda3Com a palavra, o secretário adjunto, da Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará (Seplag), Philippe Nothingham, manifestou a satisfação de vir à SDA, revendo dirigentes e servidores do tempo em que esteve na secretaria e na presidência da Ematerce. Reconheceu os esforços dispendidos para a elaboração do Pasea e o desejo de todos de fazer acontecer o que foi planejado. Isso somente é possível, com planejamento e gestão de pessoas, de forma participativa, essenciais para uma administração eficaz e efetiva. Por último, parabenizou todos os que se envolveram na produção do supracitado plano. (Phillippe Nothingham, secretário adjunto da Seplag).

 

Encerrando a parte discursiva, o secretário Nelson Martins destacou o quadro funcional da SDA e das vinculadas, por tratar-se de profissionais competentes e comprometidos com as ações planejadas e executadas, em benefício dos agricultores, trabalhando, com afinco, pelo desenvolvimento rural sustentável. Comentou, ainda, sobre a realização de seminários de desenvolvimento, do qual participaram todos os servidores do SEA. Agradecendo a presença de todos, parabenizou a equipe, responsável pela elaboração do Pasea, citando a pessoa do Engº Agrº Mardônio Botelho.

 

Sda1Ao entregar uma cópia do Pasea ao secretário Nelson Martins, Mardônio, enfatizou que jamais tinha trabalhado, após 38 anos de serviços, com um secretário competente, atencioso, com o gabinete sempre aberto a receber quem o procura e sintetizou sua admiração por Nelson Martins, afirmando que, na SDA, respira-se um ambiente saudável. Acrescentou que o Pasea é fruto de um trabalho coletivo e que, apenas, foi incumbido de coordená-lo.(Em pé,  o secretário Nelson Martins).

 

Equipamentos, inaugurações e certificados

 

Foram entregues, no final da solenidade, kits de equipamentos para implementação das coordenadorias. A SDA, ciente do seu compromisso em oferecer condições melhores para o desenvolvimento dos trabalhos, adquiriu computadores, netbooks, máquinas fotográficas, data-shows, GPS, 1 Van e 1 caminhão furgão, 1 carro ranger, carros modelo sandero, Tvs LCD 1 Sistema de Servidores (Informática). Foram inaugurados o escritório de projetos, o almoxarifado e a sede da Concred. Foram entregues, ainda, certificados aos motoristas que participaram de um curso, coordenado pela Socióloga Samara de Paula, lotada na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872