Quixeramobim: promove I Salão Territorial do Sertão Central

23 de setembro de 2011 - 03:00

A cidade de Quixeramobim, Sertão Central do estado do Ceará, devido sua privilegiada posição geográfica foi escolhida como sede, para abrigar a realização nos dias 22 e 23 deste, do I Salão Territorial do Sertão Central. A região foi dividida em quatro micros territórios contemplando os municípios de: Banabuiu, Choró, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonopole.

Durante esses dois dias, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional Dr. José Alves da Silveira, prefeitos, secretários, assessores técnicos, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, representantes de organização não governamental, sociedade civil, estudantes, agricultores, imprensa, entre outros segmentos, estarão debatendo o tema: “Gestão e controle social das políticas públicas para um Brasil sem miséria”.

Durante a jornada com a presença do prefeito anfitrião Edmilson Júnior, secretário estadual de desenvolvimento agrário Nelson Martins, presidente da Ematerce José Maria Pimenta, delegado federal de desenvolvimento agrário Francisco Nelsieudes Sombra de Oliveira, presidente do instituto Agropolos do Ceará Francisco Celso Crisóstomo Secundino, além de vereadores, demais autoridades e convidados, aconteceu o lançamento dos planos: Territorial de Desenvolvimento Rural Sustentável e de Desenvolvimento Solidário da SDA. Também foram definidos e estruturados os comitês temáticos e setoriais com a escolha dos representantes para o II salão estadual dos territórios.

Ainda da programação constou a realização de painéis temáticos por grupos com o debate sobre a importância da gestão social e de espaços e instrumentos para o controle das ações e políticas públicas de educação, saúde, assistência social, desenvolvimento agrário, meio ambiente; de apoio a cultura e ainda análise da proposta de (re) estruturação dos respectivos Comitês Temáticos com possíveis sugestões; e painéis setoriais em grupos abordando a importância da gestão social e ações e políticas públicas para as mulheres, juventude, quilombolas e pescadores e ainda análise da proposta de (re) estruturação dos respectivos grupos setoriais com possíveis sugestões.

Jos_Maria_Pimenta_-_Img._Crisanto_TeixeiraPara o presidente da Ematerce Engrº Agrº José Maria Pimenta, no atual governo está acontecendo importante avanço na implementação das políticas públicas voltas ao combate a pobreza e ao quadro de miséria existente no estado do Ceará. “Ainda 800 mil conterrâneos, que estão na zona rural, somados a mais 800 mil, que estão nas cidades, atingimos um contingente de um milhão e seiscentos mil pessoas, que necessitam de apoio do Estado brasileiro; esse é um projeto inovador, que além de contemplar o seguro safra, o bolsa família, o crédito rural, cada família pobre terá um bônus com fomento de R$ 2.400,00 a fundo perdido, para apresentar junto ao técnico, que o acompanhara no projeto de inclusão econômica”. Pimenta exemplificou que esses projetos podem ser uma horta individual, o criatório de galinha caipira entre outras atividades.

Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim-Ce.