Lavras da Mangabeira realiza excursão a unidade de bovinocultura de leite com 16 criadores em Iguatú.

26 de setembro de 2011 - 03:00

Em 23 de setembro de 2011, 16 criadores do município de Lavras da Mangabeira integrantes de 03(três) Centros Comunitário de Produção-CCP’s – Tanques de Resfriamento de Leite, realizaram excursão à unidade de produção de bovinocultura de leite denominada Araras no município de Iguatú assistida pela EMATERCE local, de propriedade do  Sr. Odali Sousa.

Durante o evento conheceram sistema de produção que associa praticidade, economicidade e funcionalidade com tecnologias de manejo alimentar com utilização noturna de 8.000 metros quadrados de pastejo rotacionado com capim Mombaça , administração de silagem e concentrados no cocho para 20 matrizes mestiças holandezas com produção média de 13 kg/vaca/dia, além da prática de ordenha higiênica com teste de mastite realizada pelo Médico Veterinário Assessor Regional de Bovinocultura José Marques Neto(Etevaldo), de ordenhadeira mecânica e uso do tanque de expansão.

Em seguida participaram de palestra sobre a Instrução Normativa 51 do MAPA e Mastite nas dependências do Escritório Regional, proferidas pelo Gerente Regional Joaquim Virgolino Oliveira Neto e pelo Assessor José Marques Neto(Etevaldo) com apoio do Gerente Local de Iguatú Engº Agrº Erivaldo Barbosa, enfatizando ainda a genética, sanidade e alimentação para o êxito da atividade objeto da ação extensionista.

lavras2O Gerente Local de Lavras da Mangabeira, Engº Agrº Kleber Correia de Souza, agradeceu o empenho e dedicação das equipes regional e local de Iguatú prestada para com o método de ATER, avaliada pelos participantes como de bom proveito, destacando as conquistas alcançadas através das organizações de pecuaristas de Iguatú e Quixelô, tomando-as como exemplo para o sucesso.

Declara ainda o excelente nível de satisfação dos participantes para com  trabalhos realizados pela EMATERCE com tecnologias adotadas de alcance dos Bovinocultores de Leite de Base Familiar.