Sobral: Intercâmbio Técnico Sobre Metodologias Participativas de Ater

3 de outubro de 2011 - 03:00

Realizou-se, no município de Sobral, dias 15 e 16 de setembro último, um Intercambio Técnico na Comunidade São Domingos. O evento envolveu 36 participantes, sendo 20 agricultores e 16 técnicos. Por ocasião da abertura do evento, estavam presentes o gerente regional da Ematerce, Engº Agrº Jader Albuquerque, a secretária de Agricultura de Sobral, Luiza Barreto, e o representante da Diocese de Sobral, Jorge Luis de Paulo.

 

Os participantes conheceram todas as atividades desenvolvidas pela comunidade. A área do pomar tem três hectares, com diversos tipos de frutas e hortaliças. Existe também o Projeto Cabra Nossa, com envolvimento da Diocese de Sobral, e o Projeto de Piscicultura. O projeto Mandala, existente na comunidade, foi implantado pela Ematerce e beneficia cinco famílias da comunidade. Este projeto tem o acompanhamento permanente de técnicos da Ematerce.

 

Além das explicações, o grupo teve a oportunidade de observar diversas práticas, como: produção de composto orgânico, castração e casqueamento em caprinos e beneficiamento de peixe, com a demonstração do corte do filé. O nível de organização da comunidade de São Domingos é muito bom, sendo reflexo de um trabalho que foi bem desenvolvido, desde o seu inicio, e esta experiência foi repassada para os visitantes. A Ematerce trabalha, nesta comunidade, em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município, na execução do Projeto Cabra Nossa. Saliente-se que toda a produção de frutas, peixes e hortaliças é vendida para o Programa de Aquisição Alimentar e o Programa Nacional de Alimentação Escolar.

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872