Mais alimento alavanca produção familiar

14 de outubro de 2011 - 03:00

Em Quixeramobim, Sertão-Central do Estado do Ceará, uma família, composta por agricultores, que trabalham com a bovinocultura de leite, incrementa a economia familiar, através da adesão ao “Programa Mais Alimentos”, do Governo Federal, administrado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário. O Mais Alimento é uma política pública que, por meio de linhas de crédito do Pronaf, financia investimentos para a modernização da propriedade rural familiar. Na foto, com calça comprida, o presidente da Ematerce, José Maria Pimenta).

 

O programa chegou a Quixeramobim, no ano de 2009, levado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e a Ematerce – Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Ceará. As condições, para obter o financiamento, são as seguintes: agricultores que possuam a DAP (Declaração de Aptidão ao Pronaf) e estão enquadrados no programa, possuem um projeto pela rede de Ater (assistência técnica e extensão rural) ou órgãos homologados e estejam com seu cadastro regularizado no agente financeiro.

 

De acordo com o presidente da Ematerce, Engrº Agrº José Maria Pimenta, no Programa Mais Alimento, as condições de financiamento são excelentes e vêm alavancando a produção familiar. O agricultor tem um prazo de 10 anos para pagar o financiamento, com taxa de juros de 2% ao ano e com até 3 anos de carência (juros e principal serão pagos após vencer a carência). A renda do agricultor não pode exceder R$110 mil, ao ano, e o limite de financiamento é de R$ 130 mil por agricultor.

 

Um caso de sucesso

Agricultor_Francisco_Haliston_acompanha_as_vacas_leiteiras_-_Img._Crisanto_TeixeiraNa fazenda “Novo Oriente”, distrito de Belém, distante 27 km da cidade de Quixeramobim, uma família, composta por sete pessoas sobrevive da agricultura familiar e da produção de leite. Vicente Ferreira Chagas, de 73 anos, e seu filho Francisco Haliston de Sousa Ferreira, de40 anos, juntos, tocam a pequena propriedade rural de 150 hectares. A principal renda vem da produção de 12 mil litros de leite, por mês, do rebanho de vacas da raça Girolanda. Para tocar os trabalhos, a família contrata mão-de-obra de três trabalhadores.

 

O Programa Mais Alimentos possibilitou que a família comprasse um trator da New Holland, modelo TL75, com potência de 78CV; transmissão de 12 marchas a frente e 4 a ré sincronizada; pneus dianteiros 12.4×24 R1 e traseiros 18.4×24 R1 e Contrapesos 4. “Depois que o trator chegou, tivemos a oportunidade de crescer e ganhar mais dinheiro; aumentamos nossa capacidade de reserva alimentar, com a produção de 240 toneladas de silagem, distribuídas em quatro silos de superfície, necessárias para alimentação do rebanho fora da estação das chuvas”, comemora o agricultor Vicente Ferreira.

 

A família Ferreira, além de usar o trator nos serviços da propriedade, ainda está ganhando um dinheirinho extra. É que existe demanda e está executando serviços de silagem para outras fazendas da região. “Estamos juntando dinheiro dos trabalhos extras, para ajudar a pagar as prestações do trator; consegui emprestada uma debulhadeira e estamos trabalhando nas roças de milho e feijão; quem sabe, depois, a gente consegue comprar também implementos, para a construção de açudes, dessa forma aumentando nossa renda”, planeja o agricultor Francisco Haliston.

 

Com a assistência dos técnicos da Ematerce escritório de Quixeramobim, o empreendimento familiar está bem estruturado. Além da reserva alimentar necessário ao rebanho de 150 cabeças de gado, a fazenda conta com um taque de resfriamento de leite, com capacidade de mil litros. “Estamos acompanhando de perto os vinte agricultores que compraram tratores através do programa mais alimento; nossa meta é dentro em breve, promover um dia de campo, para fazer uma avaliação e intercambio de experiências positivas”, projeta Tarcísio do Rêgo, gerente do escritório da Ematerce. (Crisanto Teixeira – Jornalista lotado no Escritório Regional da Ematerce em Quixeramobim).

 

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

Fone 85.3217.7872