16 de outubro: Dia Mundial da Alimentação

16 de outubro de 2011 - 03:00

Domingo. 16 de outubro. Dia Mundial da Alimentação. A Ematerce tem muito a ver com esta data. Afinal, há 57 anos, desde sua fundação, como Ancar, e, atualmente, como Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará), orienta a produção de gêneros alimentícios, para consumo humano e animal, com a preocupação de que sejam sadios, de qualidade, e que, ao cultivá-los, os agricultores não degradem os recursos naturais e pratiquem uma agropecuária sustentável. Anualmente, a Ematerce atende, sem repetição, mais de 130 mil agricultores familiares.

Segundo o presidente da Ematerce, Engº Agrº José Maria Pimenta, a missão da Ematerce, com atuação nos 184 municipios cearenses, é nobre, indispensável e um verdadeiro sacerdócio, pois seus extensionistas trabalham, às vezes, em ambientes desconfortáveis, enfrentando dificuldades climáticas, com temperaturas acima dos 35 graus, no verão, deslocando-se às fazendas, para prestarem assistência técnica a milhares de produtores rurais, buscando maior produção, melhor produtividade, no setor primário de nossa economia, com vistas a melhorar suas condições de vida, mediante a venda do que produzem. “A Ematerce, no Dia Mundial da Alimentação, dá o seu grito de alerta aos demais órgãos, que orientam a exploração racional da agropecuária, e a seus públicos-alvo, para que respeitem o Meio Ambiente e ajudem a aumentar a produção de alimentos de maneira sadia e sustentável”, enfatiza o dirigente da Ematerce.

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO

A ONU pede ao mundo para que faça um esforço coordenado a fim de combater a fome. Essa data foi instituída pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e se celebra em mais de 150 países.
Segundo o Banco Mundial, a alta nos preços levou 70 milhões de pessoas à pobreza somente desde o ano passado. A situação é mais grave nos países em desenvolvimento. Atualmente, cerca de 1 bilhão de pessoas passa fome em todo o mundo.

Este ano, o tema do Dia Mundial da Alimentação é “Preços dos Alimentos: da crise à estabilidade”. Segundo a FAO, é preciso ter mais coordenação de política, no âmbito internacional, para reduzir a volatilidade dos mercados. A chefe do Programa Mundial de Alimentos (PMA), Josette Sheeran, ressalta que a comida de qualidade é a base para as crianças crescerem saudáveis em todo o mundo. (MJ/ONU). (Pesquisada na Internet)

Assessor de Comunicação e Ouvidor

Jornalista Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br