Ematerce participa de workshop sobre plano piloto de monitoramento da seca

21 de junho de 2018 - 03:00

Teve início nesta quarta-feira (20), no auditório José Carlos Pessoa Martins, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará, o primeiro workshop com vistas à criação do Piloto de Monitoramento e Previsão de Seca Agrícola no Brasil com a participação de técnicos do Banco Mundial.

 

 

 

O evento marca a parceria do Ceará com o grupo de pesquisa japonês International Centre for Water Hazard and Risk Management (ICHARM). O objetivo do encontro, que segue até a quinta-feira (21), é apresentar a equipe da ICHARM que conduzirá a implementação do piloto junto aos parceiros locais; realizar visitas de campo para conhecer sistemas de irrigação privada e pública, culturas e calendários da produção, infraestrutura de recursos hídricos entre outros; apresentar o sistema de monitoramento de secas existentes na região e no estado; apresentar modelos de monitoramento e previsão de secas agropecuárias para a região e para o estado a serem desenvolvidos durante a implementação do piloto; e discutir os passos que visam a implantação do projeto piloto.A Ematerce foi representada por seu diretor técnico Itamar Lemos.


Para o secretário De Assis Diniz “é preciso discutir e construir ferramentas tendo através delas o diálogo mais próximo possível da realidade de entendimento do clima”. “Acredito que estes dois dias de trabalho possibilitarão sairmos daqui com ferramentas para implantação deste diálogo para o futuro”. O titular da SDA destaca ainda o esforço na construção do projeto piloto de aumentar a produtividade, eficiência e garantir o mínimo de perdas na agricultura. “Este ano poderíamos ter aumento de 36% da nossa safra, mas o veranico do mês de março acabou proporcionando uma perda considerável, num contexto de sete anos seguidos de seca, o que permitiria ter esta situação identificada e o plantio feito na hora certa. Nós não podemos ter a lógica de enfrentar a natureza, temos que nos preparar para conviver com ela”, encerrou De Assis.

 

Segundo o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, o workshop vai garantir que a implementação desse piloto seja um sucesso na promoção de informações relativas a seca, especificamente da seca agrícola. “Espero que até o fim dessa assistência técnica tenhamos implementado este piloto, a informação esteja disponível, e mais, seja útil para todos nós”, reafirmou Eduardo Martins.

 

Especialista em Recursos Hídricos, Carmem Molejón, explica que o desafio institucional a ser vencido com a troca de informações é a quebra do ciclo hidro-ilógico (pânico-chuva-apatia-seca-alerta-ansiedade) para o modelo de gestão de crise de proteção e recuperação mais reativa e protetiva (mitigação-preparação-previsão e alarme precoce-desastre-avaliação do impacto-resposta-recuperação-reconstrução).

 

alt

“Este intercâmbio começa com a apresentação do sistema, os modelos e plano de ação, sobre as necessidades de informação locais e disponibilidade de dados. Em outubro deste ano, em Tokyo, teremos um treinamento técnico para os operacionalizadores do sistema e, em março de 2019, apresentaremos os resultados preliminares, traremos para o Ceará o treinamento do pessoal técnico e discutiremos a escalação do piloto a ser aplicado”, desta a estudiosa.

A abertura do primeiro workshop contou com a presença de representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Brasília (UnB), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Agência Nacional de Águas (ANA).

 

 

Assessoria de Comunicação Ematerce

Aécio Santiago –  aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

  

Edilmo Gurgel –  edilmo.gurgel@ematerce.cegov.br

 

 

Antonio José de Oliveira –  antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

 

 

85-3217.787

 

 

Fonte:

Assessoria de Comunicação Secretaria do Desenvolvimento Agrário