Banco Mundial realiza visita técnica no semiárido

10 de outubro de 2018 - 09:27

Técnicos do Banco Mundial, da Ematerce e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) realizaram, no final de outubro, visita técnica em projetos da Unidade de Gerenciamento de Projeto Produtiva São José III na região do semiárido cearense.

Barbara Farinelli, economista agrícola, Banco Mundial, gerente do Projeto São José pelo Banco Mundial, avalia nesta entrevista como foi a visita realizada pela missão do banco no semiárido cearense. A missão visitou junto com técnicos do Projeto São José, diretores da Ematerce e da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, projetos produtivos nos municípios de Araripe, Salitre, Crato, Barbalha, Jati, Banabuiú e Quixeramobim.

Ematerce – Qual o objetivo desta missão do banco às regiões do Cariri e Sertão Central cearense?

Bárbara – A missão teve o objetivo de preparar o que será a próxima etapa do Projeto São José IV, traçar as melhores estratégias para responder de forma significativa às necessidades dos agricultores. Agora, finalizamos e ampliamos os contatos com os beneficiários do projeto, os potenciais produtores a serem atendidos, suas demandas e potencialidades.

Ematerce – Qual o balanço que você faz da visita técnica ?

Bárbara – Ficou a certeza de que o potencial é muito grande, mesmo com adversidades, a crise hídrica, crise econômica, há muitas oportunidades de aprimorar a produção rural e garantir a renda da população. Mas há necessidade de introdução a novas tecnologias e políticas públicas integradas. A produção depende bastante de recursos naturais, insumos e a gestão precisa estar antenada com esse público para que os recursos do Projeto São José ajudem mais aos produtores rurais.

Ematerce – Que tipo de carências foram identificadas ?

Bárbara – A visita foi essencial sobre esse ponto. O capital humano é muito importante desde a produção, aplicação da tecnologia, o manejo, como administrar essas tecnologias, a comercialização desses produtos. Ouvimos muitos de alguns produtores de que não adianta aumentar a produção sem ter mercado seguro.

Nesse item, a parceria com a Ematerce é fundamental, porque a empresa tem uma capilaridade grande em todo o estado, tem conhecimento do público que atendemos, sua realidade e, por isso, o Projeto São José tem um papel importante para o fortalecimento institucional da Ematerce.

A previsão para o início da quarta fase do projeto é o segundo semestre de 2019, dependendo as aprovações dos governos federal e estadual.