Embrapa e Ematerce realizam Dia de Campo sobre poda em cajueiro

6 de dezembro de 2018 - 08:32 # # #

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, a Secretária do Desenvolvimento Agrário -SDA e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce realizam, no dia 11 de dezembro de 2018, no horário de 8:00 às 12:00 horas, no Centro de Treinamento da Ematerce – Cetrex, no distrito de Capuã, em Caucaia-CE, um Dia de Campo sobre “ Poda Mecanizada em Cajueiro”, com a participação de técnicos, produtores rurais e pessoas interessadas nos assuntos da cajucultura.

 

O cajueiro, necessita de tratos culturais importantes como: controle de plantas daninhas, coroamento, adubação, desbrota, retirada de panículas, controle fitossanitário e sobretudo de podas, durante todo o seu ciclo de vida.

Por maior que seja a capacidade produtiva do clone trabalhado as plantas não externarão todo o seu potencial, caso os cuidados nos tratos culturais do pomar não sejam adotados de forma adequada.
Dentre as práticas culturais adotadas a poda destaca-se como uma das fundamentais para o sucesso do empreendimento. Os pomares devem ser conduzidos formando uma copa compacta, com uma ampla área produtiva, sem galhos entrelaçados de forma a facilitar as práticas mecanizadas de gradagem, roçagem e monitoramento e controle de pragas e doenças.

Estabelecer o equilíbrio entre o crescimento vegetativo e a frutificação constituem-se na principal finalidade da prática da poda. Para obter sucesso na citada prática deve-se levar em conta alguns fatores, como: hábito de crescimento da planta, o porte e o espaçamento adotado,de forma a obter o máximo de produção da planta

 

Apesar de ser uma planta rústica o cajueiro necessita de práticas culturais específicas, como a poda, para que a mesma possa expressar todo o seu potencial produtivo. Há necessidade de controlar e monitorar o crescimento da planta, além da eliminação de galhos portadores de pragas e/ou doenças.

Normalmente, a poda é realizada de forma manual utilizando-se de tesouras, que resolve o problema da pequena propriedade.

Hoje, existem equipamentos acoplados a tratores que atendem às grandes propriedades, como o que será apresentado no Dia de Campo , realizando a poda dos cajueiros, implantada no centro de treinamento.

Portanto, durante o Dia de Campo, os participantes terão oportunidade de assistir a uma demonstração de funcionamento do equipamento e tirar suas conclusões quanto à mecanização da prática da poda.