Deputado Dedé Teixeira homenageia Extensão Rural do Brasil pelos 70 anos de fundação

12 de dezembro de 2018 - 11:25 # # # #

Ascom / Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br

O deputado estadual Dedé Teixeira, com anuência do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Albuquerque, prestou, ontem à tarde, no Plenário 13 de Maio, carinhosa e importante homenagem, extensiva aos dirigentes e ex-dirigentes e servidores das Ematerce, pelo transcurso dos 70 anos de fundação do Serviço Brasileiro de Extensão, criado no Estado de Minas Gerais, no dia 6 de dezembro de 1948. Na ocasião, foram homenageados, com certificados, dirigentes, ex-dirigentes, extensionistas pelo desempenho ao Serviço da Extensão Rural do Ceará junto a seu público-alvo, ou seja, os agricultores familiares.

Durante a solenidade, o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), José Leite, esteve representando o secretário De Assis Diniz.

Ao discursar, Dedé Teixeira, ex-secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará (DAS), reportou-se à importância desse serviço público, mediante ações extensionistas, executadas, em benefício dos agricultores, sobretudo os de base familiar, em todos os Estados do Brasil, especialmente, no Ceará, atuante em todos os municípios, com escritórios regionais, locais e postos avançados. Ressaltou, ainda, a capacidade e a abnegação de seus técnicos e administrativos, visto muitos trabalharem, diretamente, no campo, numa troca de saberes com os produtores rurais, buscando aumentar a produção, a produtividade, a renda líquida e ajudando a melhorar suas condições de vida, sem falar dos desafios enfrentados, nos últimos seis anos consecutivos de seca, causando sérios prejuízos à Agropecuária cearense e, consequentemente, ao bolso dos agricultores.

Num gesto de gratidão, destacou o apoio recebido do Governo do Estado, dos dirigentes e servidores da Extensão Rural do Ceará, e das vinculadas, quando de sua permanência na Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará. Elogiou, também, a atuação dos ex-presidentes da Ematerce, representados por Felipe Nothingham, atual secretário do Planejamento, da Prefeitura de Fortaleza, em sua segunda gestão consecutiva. No final de seu discurso, parabenizou todos os que se dedicaram e continuam na nobre missão de levar a milhares de agricultores conhecimentos técnicos, na área da Agropecuária, visando ao desenvolvimento sustentável do setor primário de nossa economia. Asseverou ser a Extensão Rural necessária, no interior do Estado, na prestação de serviços agropecuários ao homem do campo, ao longo dos anos, para melhorar suas condições de vida e de suas famílias.

Em nome da Ematerce, discorreu o presidente Antonio Rodrigues de Amorim, enaltecendo a iniciativa do deputado Dedé Teixeira, ao homenagear dirigentes e bservidores de uma organização pública, que chegou aos 70 anos de criação e prosseguirá, por longos anos, a prestar serviços de qualidade aos agricultores, é evidente, que se utilizam de aperfeiçoados processos educativos e de modernos instrumentos de trabalho e de comunicação, facilitando o aumento da produção e produtividade agrícola, em nosso Estado, com a inserção dos agricultores no mercado consumidor e não somente produzindo para o sustento da família.

Lembrou que, no início, os extensionistas, na prestação de assistência técnica aos produtores rurais, andavam a pé, depois de Jeep, um carro maior, a Rural, passando para o fusca, veículo de maior resistência no acessos às fazendas assistidas. Anos depois, passaram a usar carros de outras marcas mais confortáveis, inclusive com ar-condicionado, evitando que se respirasse muita poeira nas estradas carroçáveis.

Para o presidente da Ematerce, o Serviço de Assistência Técnica e Extensão Rural é fundamental, para acelerar o processo de desenvolvimento rural sustentável, com reflexos em outros setores da economia, não se limitando à Agropecuária. Sensibilizado pela homenagem à Extensão Rural, em seus 70 anos de fundação, agradeceu ao deputado Dedé Teixeira, bem como à Assembleia Legislativa, visto seus pares terem contribuído para a permanência, nos quadros da Ematerce dos agentes rurais, e pela aprovação do concurso público da empresa, autorizado pelo governador Camilo Santana, realizado recentemente. Agradeceu também a parceria com órgãos das iniciativas pública e privada, sem as quais se tornaria difícil prosseguir com as ações extensionistas, no meio rural, junto aos agricultores. Encerrando sua mensagem, disse um muito obrigado ao deputado Dedé Teixeira pela atenção, respeito e sua valiosa contribuição para com a Extensão Rural e seus extensionistas no Ceará, quando titular da pasta do Desenvolvimento Agrário (SDA).

Com a palavra o ex-diretor técnico da Ematerce e ex da Anater, em Brasília, Walmir Severo Magalhães, mencionou sentir-se honrado com a sua escolha, para saudar, em nome das autoridades e extensionistas homenageados, para ele, uma oportunidade ímpar em sua vida como ex-dirigente e extensionista das citadas organizações. Em seguida, lembrou o apoio recebido dos colegas de diretoria da Ematerce, dos dirigentes da pasta do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA) e dos colegas extensionistas. Ressaltou, em seguida, a importância das parcerias que deve ter a Extensão Rural com outros órgãos do setor Agropecuário, Universidades e outras instituições, para executar, com qualidade, uma assistência técnica e extensão rural aos agricultores, razão de ser da Extensão Rural, serviço público indispensável nos Estados.

Prosseguindo, enfatizou que a Extensão Rural precisa ser mais aberta, em termos de relacionamento com outras organizações, de todas as esferas, além de acompanhar o surgimento de novas tecnologias agrícolas e da Informática, para que possa levá-las ao conhecimento dos agricultores, proporcionando-lhes, assim, oportunidades de produzirem mais, com qualidade, menores custos e com melhor produtividade no setor primário da economia. Na oportunidade, referiu-se à atuação destacada, na Ematerce, de colegas extensionistas e de ex-diretores, a exemplo de Raimundo Brasil (diretor técnico) e José Moreira (diretor administrativo e financeiro), além de Itamar Lemos, atual diretor técnico, e o presidente Antonio Amorim. Afirmou ter, ao longo dos anos de Extensão Rural, aprendido muito, quer como extensionista de campo, quer como diretor técnico. “É um aprendizado que jamais será esquecido, mesmo se, um dia, estiver cumprindo outra missão, fora dos quadros da Extensão Rural do Ceará” enfatizou.

Usou da palavra, também, a presidente do Instituto Agropolos do Ceará, Ana Teresa de Carvalho, que agradeceu a homenagem, como órgão parceiro da Ematerce, enaltecendo a iniciativa do deputado estadual Dedé Teixeira, por sinal oportuna, e que era motivo de satisfação dirigir um instituto, com ações produtivas, também, em benefício dos produtores rurais e de outros segmentos da economia cearense. Pela deferência à nossa instituição, somos grata a todos e ficam registrados os parabéns ao nobre deputado Dedé Teixeira, ex-secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará.l

Por último, em nome da família do Dr. Edval de Melo Távora, homenageado “In Memoriam” , discursou seu filho, acompanhado de sua genitora e familiares, por ter sido presidente da Primeira Junta Governativa da extinta Ancar-CE. Na verdade, a família estava sensibilizada e agradecida pela homenagem a seu genitor, num reconhecimento público àquele, que deu o melhor de si, exercendo a honrosa função de presidente da primeira junta governativa da Ancar-Ceará, no início de suas atividades agropecuárias, no Ceará, em prol dos produtores rurais.

No decorrer da solenidade, foram homenageados pela Ematerce: Antonio Amorim (presidente); Itamar Lemos (diretor técnico), José Maria Pimenta (ex-presidente)), Walmir Severo Magalhães (ex-diretor técnico); Sabino Alano Bizzaria (presidente da Associação dos Servidores-Assema); Abdias Monteiro Filho (extensionista em Aracati); José Adahil Paulino (em Beberibe); João Alves Menezes (no Baixo Jaguaribe); Maria Lúcia Vitorino (em Madalena); Francisca Soares Bezerra (em Crateús); Inucência Fernandes Freire Linhares (em Sobral); Antonio Zilval Fonteles (em Itapipoca); Francisco Lóssio Gondim da Rocha (em Cariri); Marcos Monteiro Freitas (em Camocim); Francisco Albany (em Quixeramobim) e Pedro Matos (em Sobral). Foram também homenageados Ana Teresa de Carvalho (do Instituto Agropolos) e Sérgio Oliveira da Silva (Superintendente do Senar-CE) e Flávio Viriato Saboya (ex-extensionista da Ematerce e atual presidente da FAEC).