Camilo Santana reconduz De Assis Diniz para Secretaria do Desenvolvimento Agrário

2 de janeiro de 2019 - 10:23 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Tomou posse nesta terça-feira (1º) como titular da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), para o quadriênio 2019-2022, Francisco De Assis Diniz. Reconduzido pelo governador Camilo Santana, após passar oito meses à frente da pasta, Diniz integra o grupo de 20 secretários investidos em cerimônia realizada no Palácio da Abolição.

Metalúrgico, bacharel em Direito e História e especialista em Gestão Pública e Economia do Trabalho pela Unilab e pela Unicamp, respectivamente, De Assis participou da Central Única dos Trabalhadores desde a sua fundação, sendo eleito duas vezes presidente. Também presidiu o diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) de dezembro de 2013 a abril de 2018.

Entre 2007 e 2013 foi presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Em 2018, assumiu a pasta do Desenvolvimento Agrário do Governo do Ceará tornando-se o quinto a exercer a função da atual configuração institucional.

Nova Percepção de ações

Ao fazer um balanço do último período, o responsável pela secretaria avalia que foram meses de zelo, dedicação, compromisso e trabalho forte em prol da agricultura familiar. “Recebo com muita satisfação esta missão, com a responsabilidade de quem conduziu esta secretaria nos últimos oito meses fortalecendo o desenvolvimento e a integração dos grandes projetos e das coordenadorias da SDA, sobretudo do Projeto São José e do Projeto Paulo Freire, fazendo com que nossas coordenadorias tenham a responsabilidade de olhar a agricultura familiar na sua dimensão”, destaca.

Para os próximos anos, De Assis aponta o desafio do Sistema Estadual de Agricultura em ter percepção à necessidades de integração de ações da SDA e das vinculadas (Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará – IDACE -, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATERCE -, e das Centrais de Abastecimento do Ceara – Ceasa), pelo fortalecimento dos territórios e cadeias produtivas.

“Nós temos a responsabilidade de fazermos o melhor, de termos o melhor desempenho e servir a todos que necessitam. Não podemos nos acomodar com bons salários, com o conforto dos nosso escritórios e assessorias. Precisamos estar em campo apostando em projetos pioneiros que possam desenvolver agricultura e este processo nos levará a ter assistência técnica capaz de identificar o passo seguinte”, aponta De Assis.

Segundo ele, a secretaria poderá preparar a agricultura familiar para alem da agroindústria. “Apostamos na comercialização, identificando produtos, fazendo a lógica mercadológica, acesso ás cadeias e às redes regulares, supermercados, compras institucionais, e que a agricultura seja instrumento para incrementar, agregar valor, dar sustentabilidade e levar desenvolvimento social e integral dentro de uma economia numa região semiárida, mas, principalmente, de um povo criativo, trabalhador e que tem disposição para olhar o futuro e vencer”.

Fonte e fotos: Imprensa SDA e Casa Civil