Bom inverno para o Ceará em 2019, dizem profetas da chuva em Quixadá

12 de janeiro de 2019 - 22:52 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Ler atenta e respeitosamente os sinais da natureza com as folhas da aroeira, como brota o feijão brabo, os movimentos das formigas, do Inxu (casa da colmeia), as constelações, são apenas alguns dos ritos praticados por pelo menos 140 anos pelo povo sertanejo nos sertões do nordeste brasileiro. O evento é organizado pelo Instituto de Violas e Poesia do Sertão Central e tem com um dos idealizadores Helder Cortez.

Esta tradição popular repete-se pelo vigésimo terceiro ano consecutivo apresentando sua força, pensamentos e sabedoria durante o Encontro dos Profetas da Chuva, realizado na manhã deste sábado (12), no auditório da Faculdade Cisne, no município de Quixadá, Sertão Central cearense, onde se reuniram cerca de 21 profetas para apresentar suas previsões para a próxima quadra invernosa no Ceará. Apenas três disseram que é maior a probabilidade de seca neste inverno.

Para os profetas da chuva, como são conhecidos os agricultores que vêm de várias regiões e municípios cearenses para o encontro, as chuvas para o inverno de 2019 ficarão dentro da média histórica dos últimos anos ou acima dela. Tradicionalmente e seguindo já um calendário técnico, a Funceme (Fundação Cearense de Metereologia e Recusos Hídricos) órgão oficial que realiza a previsão de chuvas, só divulga seus estudos e prognósticos no final do mês de janeiro.

O encontro, que tem a participação de estudantes universitários, pesquisadores, técnicos, prefeitos, secretários de agricultura, imprensa contou com um público de aproximadamente 300 pessoas. Além do presidente e do diretor técnico da Ematerce Antônio Amorim e Itamar Lemos, respectivamente, participaram do encontro o secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, o prefeito de Quixadá Hilário Marques, o diretor geral da Faculdade Cisne, o deputado estadual Wellington Landim e Nilson Diniz, vice-presidente da Aprece (Associação dos Municípios do Estado do Ceará).

Agraciado com homenagem por apoiar a iniciativa, o secretário De Assis Diniz destaca que análise popular dá esperança para bons resultados. “A análise que se tem é de uma boa safra, após um período satisfatório de chuvas. Este 23º encontro é a celebração da cultura, do conhecimento e de uma centralidade do que é a atividade da agricultura familiar que faz com que as pessoas vivam com alegria e esperança”, explica.

Sementes

Para o presidente da Ematerce Antônio Amorim, a entrega das sementes do Programa Hora de Plantar é estratégica para os produtores. “Este ano vimos antecipando o calendário de entrega das sementes como palma, feijão e milho, na perspectiva de que as chuvas comecem a dar sinais já no final deste mês e os agricultores já estejam abastecidos para o plantio”, explicou Amorim, reforçando que na próxima semana os municípios do Sertão Central como Quixadá e Quixeramobim já estejam com as sementes.

Para o agricultor Erasmo Barreira, 71 anos, da comunidade Cipó dos Anjos, em Quixadá, como o inxu (uma das espécies de colmeia de abelha) vem se apresentando é sinal de boa chuva. “No caso do feijão, se ele florar e não segurar o fruto pra nós que pesquisamos é ruim. E nesse caso aqui, o fruto tá bem seguro”, mostra atencioso Erasmo.

fotos: Aécio Santiago