Ematerce e Ceasa seguem com os atuais presidentes

15 de janeiro de 2019 - 09:47 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Vinculados à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e Central de Abastecimento do Ceará (Ceasa), respectivamente, teve reconduzidos aos cargos de presidente Antônio Amorim e Maximiliano Quintino de Medeiros.

Natural de Tauá, contador e sindicalista, Antônio Rodrigues de Amorim é presidente da Ematerce desde março de 2015, já tendo exercido o cargo de Secretário Adjunto do Desenvolvimento Agrário de 2007 a 2014.

Iniciou sua história, como agricultor, em Tauá, em 1978. Como a maioria dos jovens do interior, veio morar em Fortaleza-CE em 1978/79. Na capital, começou trabalhando como garçom. Em 1980, retornou a sua cidade-natal, montando seu próprio empreendimento (um bar), trabalhando também na agricultura. Um ano depois, em 1981, liderou o movimento de oposição sindical, no município de Tauá, vindo a eleger-se, em 1986, presidente deste sindicato. Em 1982, participou do Congresso de Fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Bernardo do Campo–SP, exercendo o mandato de Diretor Nacional da CUT de 1982 a 1988.

Geógrafo, professor da rede pública estadual e Mestre em Economia do Setor Público pela UFC/CAEN, Maximiliano César Pedrosa Quintino de Medeiros assumiu a presidência da Ceasa/CE em janeiro de 2018 após deliberação do Conselho Administrativo. O ex-diretor da Ematerce, ex-presidente do Instituto Agropolos do Ceará e assessor especial do gabinete do governador segue com mandato até março de 2021.

Idace

Para a superintendência do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará (IDACE), vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), foi nomeado Wilson Gonçalves. A informação consta no Diário Oficial do Estado (DOE) da última sexta-feira, 11.

José Wilson de Sousa Gonçalves deixa a coordenadoria regional do Nordeste da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag). Ele substitui o médico veterinário Cirilo Pimenta, superintendente do IDACE desde março de 2017.

Responsável pela execução do Programa de Cadastro Georreferenciado de Imóveis Rurais e Regularização Fundiária, com meta até 2020 de cadastrar 260.846 imóveis, emitir 182 mil títulos e beneficiar mais de 209 mil famílias, o IDACE, somente nos últimos quatro anos (2015 a 2018), entregou títulos definitivos de posse de terra a 26 mil agricultores, beneficiando cerca de 30 mil famílias.

Fonte: Ascom SDA