Inhamuns: técnico da Ematerce relata situações de chuvas na região

25 de abril de 2019 - 14:44 # # #

Ascom// Antonio José de Oliveira – antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: arquivos

A Ematerce, por intermédio do Eng.º Agrº Jorge Hauser Sherlock, do escritório regional dos Inhamuns, reportando-se a respeito da quadra chuvosa, nos Inhamuns, revelou ser alvissareira. Informou à diretoria executiva da empresa que, nos últimos três dias, do mês em curso, choveu em todos os municípios da Região dos Inhamuns, especificando os municípios de Tauá, Parambu, Aiuaba, Arneiroz e Quiterianópolis, incluindo seus distritos, com registro variável de chuvas, entre 10mm a 50mm, nas localidades com pluviômetro.

O técnico da Ematerce disse, ainda, que, atualmente, no âmbito da sede municipal de Tauá, atingiu-se o montante de 398,5 mm de chuvas, registradas no pluviômetro da sede do citado município, sendo:
jan = 62,9 mm; fev = 32,7mm; mar = 163,7mm; abril = 139,2mm. Acrescentou que, com este total mensal, até quinta-feira, ontem, às 16 horas, e com o céu, encoberto de nuvens densas, havia perspectivas de mais chuvas na cidade de Tauá. Ressaltou, também, que a média pluviométrica, para o município de Tauá, é de 597,2 mm.

Culturas, em solos bem preparados e com orientações técnicas  dos extensionistas da Ematerce, nos quais caíram boas chuvas, apresentam resultados satisfatórios em termos de produção e produtividade.

O Engenheiro Agrônomo Jorge Hauser, dialogando com agricultores familiares no escritório, em visitas a suas propriedades rurais e ouvindo notícias, pelas emissoras de rádio de Tauá, por telefonemas, registros de pluviometria, feitos pelos presidentes e líderes de Associações Comunitárias e Cooperativas, responsáveis pelos pluviômetros, instalados pela Funceme, e, frequentando as feiras municipais, (em Tauá, aos sábados), citou as seguintes situações:
1. Açudes interiores, de pequeno e médio porte, situados nas comunidades rurais, apresentam bom aporte hídrico, melhorando, significativamente, a situação da água potável;

2. O principal açude, de grande porte, da região dos Inhamuns, o Arneiroz II, (com capacidade de 197 milhões de metros cúbicos; atualmente, com 12 milhões está com cerca de 11% de sua capacidade (antes só tinha 3%); e o Favelas, de Tauá, está com 55% da sua bacia preenchida;

3. O lençol freático, que abastece os poços subterrâneos, está elevando-se e melhorando a vazão desses poços instalados;.

4. As cisternas de placas de polietileno, ferro-cimento das residências, nas comunidades, estão abastecidas com água das chuvas;

Com boas chuvas e assistência técnica e extensão rural, as variadas culturas desenvolvem-se bem em solos devidamente preparados.

5. A autoestima dos agricultores, com relação à quadra chuvosa, é alta, sem falar da satisfação com o andamento da estação climática, que é promissora, tendo-se uma expectativa de safra bastante elevada. Ponderou Jorge Hauser que alguns produtores rurais chegam a reclamar de que não existe mão de obra, para a colheita do feijão, a ponto de se estragar.
6. Os produtores rurais plantaram, entre dezembro e fevereiro do corrente ano, sendo por parte de alguns, com sementes próprias, conforme as chuvas caídas e o escritório da Ematerce ainda não recebeu queixas de perdas, ataques de pragas, ou replantio que gerassem preocupação no âmbito distrital da população rural;
7. Todas as sementes, recebidas pela Ematerce, de acordo com o Programa Hora de Plantar, foram distribuídas aos produtores rurais inscritos e devidamente plantadas. Destacou Jorge Hauser que foram distribuídos 85.500 quilos de sementes de milho híbrido; 4.490 quilos de milho variedade; e 5.000 quilos de sorgo para produtores/criadores com rebanhos de gado, ovinos e caprinos). Em termos de feijão, somente 350 quilos.
8. Prosseguindo, informou que somente registrou dados de dois distritos, dos 8 distritos de Tauá, onde as chuvas têm caído, de forma espaçada, algumas delas com distanciamento entre cinco e oito de diferença, gerando o denominado inverno “desmantelado”, ou seja, chove em um local e não chove em outro. Mas, esta situação está melhorando com as últimas chuvas, pontuou.

Ao final de suas informações, adiantou que, como faltam, aproximadamente, 40 dias
para o encerramento da quadra chuvosa, ou o período mais comum, com chuvas na região dos Inhamuns, há uma boa quantidade de dias, para suprir essas situações, em aberto, mas que estão evoluindo para melhor.