Caucaia: Ematerce participa, como parceira, da 5ª Feira da Agricultura Familiar

10 de junho de 2019 - 11:31 # # #

Antonio José de Oliveira - antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fotos: Fernanda Aquino/ Geate

A prefeitura de Caucaia-CE, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, no Sistema de Organização de Controle Social (OCS), realizou, no dia 7 de junho de 2019, na praça Fausto Sales, a entrega de Certificação Orgânica para 66 agricultoras e agricultores familiares, residentes nas comunidades de Serra da Rajada, Matões, Baixa das Caraúbas e Serra do Juá. O evento fez parte da 5ª Feira da Agricultura Familiar de Caucaia.

Legenda: Ao centro da foto, o gerente da Geate, Cláudio Matoso, representando a diretoria executiva da Ematerce na entrega da certificação orgânica aos agricultores familiares.

Representando a diretoria executiva da Ematerce, o gerente de Apoio Técnico (Geate), engenheiro agrônomo Cláudio Matoso, acompanhado dos assessores estaduais, engenheiro agrônomo Sidônio Fragoso Vieira, e a psicóloga Fernanda Aquino, além de extensionistas do Centro de Atendimento de Caucaia. Vale ressaltar que a certificação orgânica é um documento que assegura aos agricultores familiares a comprovação de que cultivam produtos agrícolas, sem o uso de agrotóxicos, tornando-os saudáveis à saúde dos consumidores. Na ocasião, a Ematerce recebeu elogios pela orientação prestada aos agricultores, no tocante a plantar e colher produtos de qualidade, sem poluir o Meio Ambiente.

Legenda: Fernanda Aquino, assessora estadual da /Ematerce/Geate, fez a entrega da certificação orgânica aos agricultores familiares.

Quanto à 5ª Feira da Agricultura Familiar, na sede municipal, em sua quinta edição, é uma oportunidade ímpar de os agricultores familiares exporem e venderem gêneros alimentícios sadios, por sinal, bastante adquiridos pelos consumidores, embora seus preços sejam mais elevados do que os não orgânicos. Acrescente-se que a promoção da feira possibilita, também, aos agricultores o aumento de sua renda líquida.