Ematerce inaugura escritórios regional e local no Crato

19 de julho de 2019 - 10:46 # # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Em solenidade realizada durante a 68ª edição da Expocrato (Exposição Agropecuária do Crato), a diretoria da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará) fez a entrega das instalações dos escritórios regional e local da empresa, que passam a atender no Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcanti os agricultores familiares

Com um novo espaço que contará com uma área de 240 m2, que passam a contar com mini auditório, biblioteca, amplas salas de atendimento ao público, diretores da Ematerce realizaram, nesta quarta-feira (17), a entrega de dos escritórios local e regional.

Apenas do Cariri Central, o escritório Regional do Crato passa a presta assistência técnica rural a trabalhadores da agricultura familiar dos municípios do Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Abaiara, Santana do Cariri, Nova Olinda, Granjeiro, Altaneira e Várzea Alegre.

Segundo o gerente regional do Cariri Central Francisco Lóssio, com a nova estrutura a equipe de técnicos poderá oferecer um serviço de maior qualidade aos produtores rurais. Atualmente, a região conta, no total, com 54 técnicos, sendo nove lotados no escritório em Juazeiro do Norte, nove no escritório Regional no Crato, além de técnicos, agentes rurais, zootecnistas, engenheiros agrônomos entre outras especialidades.

Autoridades

O evento de inauguração do escritório foi prestigiado por várias autoridades políticas, empresários, representantes de classe como o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Crato, o secretário do Desenvolvimento Agrário De Assis Diniz, a gerente do Sebrae do Cariri Tânia Porto, Isis Tavares, coordenadora do Projeto Paulo Freire, presidente da Ematerce Antônio Amorim, secretário executivo da SRH Dedé Teixeira, o diretor administrativo financeiro da Ematerce Inácio Costa, o gerente regional Cariri Francisco Lóssio, o gerente da Geat (Gerência de Apoio Técnico) Cláudio Matoso, prefeitos da região, o assessor de gabinete Carlos Freitas representando o prefeito do Crato José Ailton Brasil.

Para o presidente Antônio Amorim, a entrega dos escritórios da Ematerce dentro do Parque de Exposição Pedro Felício é um sonho do governador Camilo Santana, que idealizou tornar esse espaço cada vez mais acessível ao trabalhador rural, principalmente o produtor de base familiar, que tenta acessar ao crédito, à assistência técnica, às políticas públicas e resolver sua demanda produtiva. “Agora fica mais ágil resolver questões ligadas a outorga de água, por exemplo, energia, crédito, documentação, com tudo num lugar só e demandas interligadas como licença para transporte e saúde animal na Agência de Defesa Agropecuária e água na Cogerh”, explica Amorim.

Avanços

Na visão do secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA) De Assis Diniz, a proposta do Governo do Ceará em tornar o parque de exposição um espaço multiuso é fundamental para se adequar às necessidades do mercado agrícola, do médio ao grande produtor, viabilizando o comercio, os negócios, o entretenimeto, a gastronomia. “E já disse num encontro porque não uma PEC Nordeste aqui no Cariri ? incrementando ainda mais os negócios na região”, disse De Assis, que participou junto com o presidente Antônio Amorim e do prefeito do Crato Ailton Brasil, de entrevista na Rádio AM Educadora.

Durante a Expocrato, o público pode conferir, ao lado do escritório da Ematerce, a Feira da Agricultura Familiar, com uma varidade de produtos de produtores de várias regiões do Cariri e do estado, do artesanato (bonecas, couro, decoração), mel, cachaça e diversos alimentos.

Com a reforma do Parque de Exposição Pedro Felício entregue em 2018 com investimento de R$ 35 milhões, a feira agropecuária ocupa uma área de 33mil metros quadrados.

fotos: Aécio Santiago