São Luís do Curu celebra 36 anos da Feira das Comunidades Rurais

7 de outubro de 2019 - 11:58 # #

Ascom /Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br - fotos: Aécio Santiago

Em clima de festa, dezenas de agricultores, familiares, autoridades, comemoraram os 36 anos da Feira das Comunidades Rurais, neste sábado (5), na Fazenda Comunitária, zona rural do município de São Luís do Curu, 80 km de Fortaleza. Participaram produtores rurais de mais de 10 comunidades, numa programação que contou com atividades esportivas, música, sorteios e homenagens.

A 36ª edição da Feira das Comunidades Rurais do Vale do Curu foi celebrada num dia muito especial. Representantes de mais de 10 comunidades rurais, ex-lideranças de associações, jovens e atuais agricultores encontraram-se na feira, que teve sua primeira edição realizada no ano de 1982.

Além do prefeito de São Luís do Curu Chico Abreu, marcaram presença vereadores, o gerente local da Ematerce Antônio Alzemar de Oliveira (Mazinho de Oliveira), representantes da Secretaria de Ação Social, Agricultura, Saúde, Infraestrutura e Educação do município e da Associação Comunitária, Cultural, Educacional e Agrícola do Vale do Curu, promotora do evento. Também prestigiou a solenidade comemorativa, o agente de Desenvolvimento da Superintendência do BNB Raimundo Neudo Barbosa.

Produtores das comunidades rurais de Macacos, Maniçoba Ribeiras, Vereda Funda, Frios, Melancia dos Pequeninos, Maniçoba dos Nunes entre outros organizaram uma feira com uma boa variedade de produtos, do artesanato à macaxeira e produtos típicos. Entre as lideranças locais, a artesã e dona de casa Maria da Paz Pereira dos Santos falou da organização do grupo Mulheres de Sucesso, que visa mobilizar as mulheres da região para o incremento produtivo e melhorias no trabalho e renda das associadas (foto acima)

“Por enquanto somos apenas 10 mulheres, mas estamos nos reunindo, conversando, participamos da feira na Praça da Matriz uma vez por mês e devagar esperamos ter bons resultados no trabalho”, explicou Maria da Paz que pretende, ainda, promover cursos e capacitação para as mulheres, através de entidades como o Sebrae e o Sesc.

Para o ex-presidente da Associação do Vale do Curu José Teixeira Braga, 70, participar desde o início da realização da feira das comunidades foi um trabalho muito bonito e que agora colhemos os frutos, quando apenas trabalhávamos com o feijão e o milho e hoje temos vários projetos como a ovinocaprinocultura e pecuária de leite.

Homenagens

Produtores e autoridades foram homenageadas pela Ematerce pela prestação de serviços na Fazenda Comunitária e pelo trabalho na própria feira das comunidades rurais. Entre elas, a extensionista social Raimunda Nonata Mota de Sousa (Bia Nonato), atualmente no Centro Gerencial da Ematerce e que na década de 80 foi uma das fundadoras da feira e técnicas na região quando, entre outras ações, realizava capacitações sobre associativismo e melhor aproveitamento de alimentos como na mandiocultura.

Ematerce em São Luís do Curu

Segundo o gerente local Mazinho de Oliveira, a Ematerce vem desenvolvendo um trabalho, em parceria com a Embrapa, de capacitação e manejo para 20 criadores de ovinos e caprinos, através do Prodeter (Programa de Desenvolvimento Territorial) no total de 800 animais. Além dessa ação, a Ematerce promove ainda:

– Atendimento a produtores rurais nos assentamentos de Várzea Redonda, Lagoa do Capim e Nova Vida, no total de 65 famílias com DAP´s (Declaração de Aptidão ao Pronaf), assistência técnica, extensão rural e acesso ao crédito como Cred e Agro Amigo, do Banco do Nordeste
– Atendimento com programas como Hora de Plantar, Garantia Safra, totalizando cerca de 200 agricultores familiares
– Atendimento no calendário da segunda de vacinação da febre aftosa, previsto para novembro de 2019.
– Sistema de Abastecimento pelo programa Água para Todos com assessoria técnica em 08 comunidades