Ematerce: Centro Gerencial realiza Dia Especial sobre Poda em Cajueiro

16 de outubro de 2019 - 15:30 # # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

O Centro Gerencial da Ematerce, por intermédio do assessor estadual, Eng.º Agrº Egberto Targino Bomfim, lotado na Gerência de Apoio Técnico (Geate), responsável pelo Programa de Desenvolvimento e Recuperação da Cajucultura, no âmbito da empresa, realizará, às 8h30min, no dia 1º de novembro de 2019, no Centro de Treinamento em Extensão Rural (Cetrex), no município de Caucaia-CE, região metropolitana de Fortaleza, um Dia Especial sobre Poda em Cajueiro. Trata-se, pois, de uma iniciativa louvável da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) em benefício dos que exploram a Cajucultura nos municípios abaixo especificados. Antes do início das atividades, será servido um café da manhã aos participantes no refeitório do Cetrex.

Legenda: Targino Bomfim, especialista da Ematerce em Cajucultura, visita sempre as propriedades rurais, assistidas pela empresa, prestando as devidas orientações técnicas aos cajucultores.

De acordo com Targino, serão discutidos, na ocasião, os benefícios da poda em cajueiro, além da apresentação de alguns resultados da poda feita nos cajueiros do Cetrex. Acrescentou que o evento contará com a participação de técnicos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), da Embrapa-CE, do Centro Gerencial, dos escritórios regionais e locais da Ematerce, de convidados especiais e produtores rurais assistidos, procedentes dos municípios de Aracati, Beberibe, Cascavel, Ocara Pacajus, Redenção, Barreira, Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Itapipoca, Acaraú, Cruz, Bela Cruz, Marco, Granja, Camocim, Morada Nova, Quixeré, Alto Santo, Potiretama, Russas, Palhano, Fortim, Limoeiro do Norte, Tabuleiro do Norte, Paraipaba e Trairi. Apontou, ainda, Targino que o principal objetivo desse Dia Especial é mostrar a importância da poda em cajueiros, que ajuda no aumento da sua produção e da produtividade.

Legenda: Com assistência técnica e extensão rural da Ematerce, há aumento da produção, da produtividade dos cajueirais cearenses, além de castanhas e pseudofrutos de qualidade.

A Ematerce – ressalte-se – presta assistência técnica e extensão rural aos pequenos produtores de caju, em mais de 60 municípios, havendo, pois, necessidade de se trabalhar mais e avançar, nos índices da produtividade da Cajucultura, ainda insatisfatórios, devido, dentre outros fatores, aos anos consecutivos de seca, que, em alguns municípios, causaram a dizimação de 100% dos cajueirais, disse o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, na primeira Audiência Pública, na Assembleia Legislativa do Ceará, sobre a Cajucultura cearense, com a discussão acerca de seus problemas e soluções. Frisou, naquela oportunidade, algumas das ações extensionistas, executadas em benefício dos cajucultores, como a distribuição de mudas de cajueiro-anão, de 2007 a 2015, num total de 5 milhões; a substituição de copas (2009 a 2015) em 938.000 plantas substituídas, que, em 49 mil hectares, num universo de 374 mil hectares, tem-se um percentual de 13% a 14% de plantas melhoradas, o que caracteriza uma melhoria na produção, mesmo com os problemas das estiagens.