Crato: Ematerce participa de intercâmbio técnico na área de piscicultura

18 de outubro de 2019 - 14:56 # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872 Fotos: Escritório Regional do Crato

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), escritório regional do Crato-CE, participou, no dia 17 de outubro de 2019, de um Intercâmbio Técnico, na área de piscicultura, no município de Tabuleiro do Norte. Ao evento, compareceram o engenheiro agrônomo Antonio Porto, gerente da empresa, os agentes de assistência técnica (Ater) Cláudio Rocha, veterinário, Anaísa Domingos, técnica em agropecuária, Saymon Esmeraldo, tecnólogo em irrigação, Paulo Sérgio, engenheiro agrônomo, além dos agricultores e piscicultores Edemar Muniz, Vítor e Francisco Eufrásio.

Na oportunidade, houve o acompanhamento técnico do engenheiro de pesca e assessor regional de Limoeiro do Norte, Abílio Bezerra, que apresentou experiências exitosas aos piscicultores atendidos pela Ematerce, escritório de Tabuleiro do Norte-CE. Acrescente-se que as visitas foram realizadas, seguindo um cronograma estabelecido, identificando formas e manejos diferenciados, para melhor compreensão dos sistemas adotados.

Segundo Antonio Porto, a primeira visita foi à propriedade rural do piscicultor Iranildo, no sítio Barrinha, com a apresentação do sistema de cultivo em tanques lonados, o cultivo da tilápia e tambaqui. O piscicultor relatou sua experiência, apresentando todo o quadro de informações da sua atividade. Na segunda visita, foi mostrado o sistema de criação em tanques de alvenaria e toda a sistemática de condução, criação de tilápias, na propriedade do piscicultor Alenísio, no sítio Barrinha.

Informou, igualmente, o gerente da Ematerce que, na terceira visita, foi demonstrada a experiência do piscicultor Valtemir, no sítio Coberta, por meio do sistema de tanque escavado e produção de tilápias. A quarta visita ocorreu, na propriedade do piscicultor Jonas Falcão, no sítio Caraúbas, mediante o sistema de tanques escavados e produção de tilápias e camarão em sistema de rodízio de produção.

Ressalte-se que as informações, colhidas dos piscicultores e do assessor regional Abílio Bezerra, contribuíram para o enriquecimento do intercâmbio técnico, pois mostraram as dificuldades e os avanços implementados na atividade. Importante destacar as dificuldades enfrentadas, com a comercialização para alguns piscicultores, e a mão de obra escassa, na região, além da concorrência de peixes, vindos de outras regiões do país, para serem vendidos no mercado local.

Saliente-se que a equipe ficou satisfeita, não somente com as informações, demandadas pelo assessor regional Abílio Bezerra, bem como por todas as informações prestadas pelos piscicultores visitados. Registre-se, outrossim, que a troca de experiências, entre as equipes envolvidas, refletirá em resultados futuros promissores, considerando o fato de que o município do Crato atua com dois projetos financiados pelo Fundo de Desenvolvimento da Agricultura Familiar, implantados com o uso de energia solar na criação de peixes em tanques de ferro-cimento.