Ematerce: técnicos são capacitados pelo fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura sobre ATR

30 de outubro de 2019 - 16:09 # # #

Antonio José de Oliveira- Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov. br Fone: (85) 3217.7872

Com início, na tarde de 29 de outubro de 2019, encerrando-se, na próxima sexta-feira, 1º de novembro de 2019, no auditório da Secretaria de Assistência Social e Políticas para Mulheres, Crianças e Adolescentes de Pessoas com Deficiência, na cidade de Limoeiro do Norte, técnicos da Ematerce, lotados nos escritórios regionais e locais, participam do Curso sobre Credenciamento, para que possam fazer o trabalho de Anotação de Responsabilidade Técnica (ATR) nas agroindústrias familiares. O treinamento é ministrado pelo fiscal Agropecuário do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Francisco Leandro de Paula. Já a organização do evento é do gerente regional da Ematerce, no Baixo-Jaguaribe-CE, Benício Diógenes, e sua equipe de trabalho.

Legenda: lado direito da foto, o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, ladeado pelo fiscal agropecuário do Ministério da Agricultura, Francisco Leandro.

Na abertura do curso, o presidente da Ematerce, Antonio Rodrigues de Amorim, depois de saudar o instrutor Francisco Leandro, dando-lhe as boas-vindas, extensivas aos participantes do evento, elogiou a dedicação do fiscal do Mapa, um profissional comprometido com uma causa nobre, ou seja, contribuir, com sua experiência e conhecimentos, para que sejam cumpridas as normas desse ministério, no tocante à produção e comercialização de bebidas, no caso específico, polpas de frutas e sucos, produzidos pelos agricultores familiares assistidos pela Extensão Rural do Ceará. Acrescentou tratar-se de uma nova ação extensionista, que, se bem executada, será exitosa, e, consequentemente, dará mais visibilidade ao órgão de Assistência Técnica e Extensão Rural por parte dos agricultores e da população de modo geral. “E, assim, consolidará a imagem de nossa empresa e fortalecê-la-á, perante o Governo do Estado e a sociedade rural e urbana”, enfatizou Amorim.

O dirigente da Ematerce, ao finalizar sua mensagem, desejou a todos um proveitoso treinamento e agradeceu a vinda de Leandro a Limoeiro do Norte, com o objetivo de capacitar extensionistas do Estado, para desenvolverem, de forma satisfatória, com resultados positivos, mais uma atividade, graças a uma parceria da Ematerce com o Ministério da Agricultura. Esta parceria, sem dúvida, ajudará os agricultores familiares, a produzirem polpas de fruta e sucos, dispondo de produtos de qualidade, podendo vendê-las para mercados consumidores do seu município e de outros do Brasil., uma vez possuindo certificado, emitido por extensionistas da Ematerce, que foram habilitados pelo citado curso.

Leandro, antes de abordar os tópicos, acerca do conteúdo programático do curso, afirmou que compete à Ematerce a elaboração da documentação, com vistas ao estabelecimento agroindustrial, de pequeno porte, do produtor de bebidas, em geral, podendo apresentar a Declaração do Órgão de Extensão Rural Oficial. Sobre o que garante a qualidade do produto, mencionou ser a matéria-prima de qualidade, o ponto de maturação, a limpeza e o armazenamento.

Em seguida, explicou que a manipulação deve ser feita com higiene, isto é: o operador saudável, a higiene, na entrada e dentro da produção, sem risco de contaminação cruzada, que é usar o mesmo instrumento de trabalho, sem higienizá-lo, em outras atividades). Já com o armazenamento do produto acabado, é preciso observar a temperatura correta, identificada, e dentro da validade.

Foram prestadas, ainda, por Leandro de Paula, informações a respeito da rotulagem do produto, de conformidade com o estabelecido no Art. 11 do regulamento, aprovado pelo Decreto 6.871/2019, para bebidas em geral, e o Art. 165 do regulamento aprovado pelo Decreto 8.198/2014, para vinhos e derivados de uva e do vinho.

Na oportunidade, o fiscal agropecuário do Mapa, apresentou uma série de atividades, executadas e da responsabilidade do Ministério da Agricultura, em várias localidades do território brasileiro, incluindo o Estado do Ceará, além das organizações com as quais o Mapa mantém parcerias. Prosseguindo, enfatizou que sua área de atuação, em termos de fiscalização, é no que concerne às bebidas em geral.

Legenda: Da (E) para (D),  Antonio José de Oliveira, assessor de comunicação da Ematerce; Antonio Amorim, presidente da Ematerce; Leandro de Paula Neto, facilitador do curso; César Neto, extensionista, e Benício Diógenes, gerente regional da Ematerce/Baixo Jaguaribe.

No final do primeiro dia do Curso, os participantes visitaram um produtor de polpas de frutas, com a finalidade de se entrosarem com o ambiente, onde são fabricadas as polpas de fruta. Na ocasião, disse que os participantes, em grupo, na quinta-feira, 30, redigirão um Manual, contendo as normas, exigidas pelo Mapa, concernente a essa atividade, praticada pelos agricultores familiares assistidos pela Ematerce.