Aracaju: técnicos da Ematerce presentes no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia

4 de novembro de 2019 - 16:00 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação da Ematerce E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872 Fotos: Sidônio Fragoso

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) faz-se presente, de 4 a 8 de novembro de 2019, no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia, realizado em Aracaju-Sergipe, com os técnicos Sidônio Fragoso, Fernanda Aquino, Luciana Santos e Carlos Dias. Participam, ainda, do evento, aproximadamente, 4 mil pessoas, ligadas, direta e indiretamente, à Agroecologia.

Ressalte-se que a Ematerce vem desenvolvendo um trabalho relevante, em termos da transição Agroecológica, que, segundo o assessor estadual da Ematerce, lotado no Centro Gerencial, em Fortaleza-CE, Eng.º Agrº Nizomar Falcão, em seu livro Núcleos de Irradiação de Tecnologias, é o reconhecimento de que não vale a pena destruir os recursos naturais, em nome de um progresso uniforme e horizontal, nos quais uns poucos acumulam riquezas e os demais são excluídos.

Afirma, ainda, Nizomar que, de acordo com a Embrapa, a Agroecologia deve ser entendida como um processo eminentemente local, gerindo, coletiva e socialmente, os recursos naturais, a partir de propostas de progresso participativo, indo este desde as formas de produção, até a circulação dos produtos. Ressalte-se que a Agroecologia, segundo ainda Nizomar, preconizada pelo Núcleo de Irradiação de Tecnologias, para os agricultores familiares, especialmente, é um modo de produção agrícola alternativo, que visa à sustentabilidade da atividade agrícola.