Ematerce realiza lançamento da campanha da febre aftosa em Madalena

13 de novembro de 2019 - 09:50 # #

Ascom / Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

O escritório da Ematerce no município de Madalena participou, nesta terça-feira (12), do lançamento da segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa. A solenidade aconteceu na sede da Fazenda Teotônio do Grupo Edson Queiroz com a participação expressiva dos alunos da escola da rede pública municipal Paula Queiroz, professores e filhos dos pecuaristas que contribuirão como multiplicadores da ação.

Também participaram representantes da Secretaria Municipal de Agricultura e da Adagri (Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará) e a técnica da Ematerce Lúcia Vitoriano (foto acima)

Campanha

A segunda etapa de vacinação contra febre aftosa no Estado do Ceará em 2019, será realizada no período de 01 a 30 novembro de 2019, devendo ser vacinado todo o rebanho bovino e bubalino, na faixa etária de até 24 meses de idade. Durante este período as atividades de fiscalização nas propriedades são intensificadas assim como a comercialização das vacinas nas revendas veterinárias, vacinação dos bovinos e bubalinos nas propriedades rurais.
Vale destacar que a realização das declarações de vacinação deve ser realizada nos escritórios de atendimentos sejam eles escritórios da Adagri, Ematerce ou secretarias de agriculturas conveniadas nos municípios.

Revenda

As revendas veterinárias só comercializam vacinas contra febre aftosa durante as campanhas oficiais, ou seja, nos meses de maio e novembro, fora das mesmas, apenas com autorização emitida pelo serviço veterinário oficial.
Outro ponto, muito importante, que deve ser lembrado é que toda a venda de vacina contra a febre aftosa deverá ser acompanhada da emissão de nota ou cupom fiscal e realizada baixa no controle de estoque de vacinas no estabelecimento.

As revendas de vacinas contra febre aftosa são orientadas a não comercializar vacinas contra febre aftosa a produtores não cadastrados na Adagri. Nesses casos, a revenda deve orientar o produtora a se dirigir à Adagri mais próxima para efetivar seu cadastro e obter autorização para aquisição da vacina contra febre aftosa.

O prazo para os produtores apresentarem as respectivas declarações de vacinação e atualização de seus rebanhos nos escritórios da Adagri e escritórios de atendimento à comunidade – EACs, é no prazo de até 15 (quinze) dias, após a realização das mesmas.

Fonte: ASCOM Adagri