Crato: Ematerce capacita agricultores familiares sobre organismo de controle social

3 de fevereiro de 2020 - 16:15 # # #

Antonio José de Oliveira – Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Ematerce, escritório local do Crato-CE, por intermédio da Assessoria Estadual em Agroecologia, realizou, nos dias 30 e 31 de janeiro de 2019, e 1º de fevereiro de 2020, um Curso de Capacitação sobre Organismos de Controle Social (Ocs), ministrado pelos Assessores Estaduais Fernanda Aquino, Sidônio Fragoso, Zilval Fonteles e Fátima Fernandes.

De acordo com Antonio Porto, gerente local da Ematerce, a pauta constou da Apresentação Metodológica Aos Agricultores e Técnicos envolvidos na Capacitação sobre Normativos e Apresentação da Documentação Hábil, para Pleitear a Certificação ao Ministério da Agricultura, Pecuária E Abastecimento – Mapa – destinada à Feira de Produtos da Agricultura Familiar – Fepaf.

Como Estratégia da capacitação, foram visitados o assentamento Caldeirão Bonsucesso e sítio Corujas, pertencentes aos Agricultores, envolvidos no Processo, notadamente, nas áreas de Agricultura e Produtos Agroindustrializados. Como última ação, foi visitada, sábado último, a Fepaf, localizada na Quadra Bicentenário. O objetivo da visita foi para conhecer a comercialização dos produtos e manter contatos com os agricultores e consumidores da Feira.

Fizeram-se presentes os assessores estaduais, o gerente local da Ematerce de Crato, Antonio Porto, técnicos que assistem as comunidades rurais envolvidas, ou seja, Maria José, Saymon Emanuel e Anaísa Domingos. Houve a participação também de Mônica Macedo, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), responsável pelo Programa de Aquisição Alimenta4r (PAA) Estadual, que abordou o tema Compras Institucionais e Metodologias.

Conforme avaliação dos envolvidos no Processo, a capacitação atingiu todos os objetivos e anseios do grupo, com vistas à Certificação tão desejada. A Ematerce-Crato, por meio dos técnicos, que atuam na prestação de assistência técnica e extensão rural aos agricultores dará todo o suporte, para elaboração da necessária documentação a ser enviada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pela Assessoria em Agroecologia.

Ressalte-se ter havido a participação de 32 treinandos, dentre os quais, Gilberto Borges, da Secretaria de Agricultura; Francisco de Assis, presidente da Cooperativa Agroindustrial de Pequenos Agricultores da Malhada – Caipema – além dos estagiários, do Curso Técnico em Agropecuária, Francisco César, Lucas Silva, Romário Sousa e Janiel Silva, de todos os agricultores e agricultores da Feira da Agricultura Familiar – Fepaf.