Santana do Acaraú: agricultores familiares recebem da Ematerce sementes e raquetes de palma forrageira

4 de fevereiro de 2020 - 15:04 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação Social E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

A Ematerce, escritório de Santana do Acaraú-CE, iniciou, em dezembro de 2019, a entrega de 120.000 raquetes neste começo de janeiro. No dia 28 de dezembro, distribuiu, também, aos agricultores familiares 4.490 kg de sementes, sendo 3.800 kg de milho variedade e 690 kg de sorgo forrageiro ponta negra, pelo Programa Hora de Plantar, implementado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e executado pela Ematerce.

Informou o zootecnista da Ematerce, Caio Vasconcelos, que a distribuição das raquetes de palma forrageira beneficiou 30 produtores de leite, do município, residentes nas comunidades Tangues, Madeiro, Campinas, Cacimbas, Tabuleiro do Gado e Morro dos Rocha. Com esta iniciativa, será implantado um palmal, de aproximadamente, 3,5 hectares, utilizando uma densidade de 35.000 raquetes, por hectares, em um sistema irrigado em fila dupla (0,4m – 0,4m – 1,8m).

De acordo com o responsável pelo escritório local, João Lopes, espera-se uma produtividade de 300 toneladas/hectare/ano. Destacou ser de grande importância o uso dessa tecnologia para o desenvolvimento da Bovinocultura de Leite em Santana do Acaraú, considerando-se o fato de ser um polo de referência na Região Norte do Estado do Ceará.

No tocante à entrega das sementes de milho e sorgo, pretende-se alcançar um público de 380 agricultores familiares, do município, os quais vislumbram maior eficácia produtiva, tendo em vista a idoneidade da empresa fornecedora e por se tratar de sementes que atingiram, nos testes de qualidade, valores de pureza e germinação acima dos recomendados pelos parâmetros técnicos estabelecidos.

O zootecnista Caio Vasconcelos referiu-se, ainda, aos benefícios que a introdução do sorgo forrageiro propiciam para a melhoria do suporte forrageiro, oferecido ao rebanho leiteiro, pois o destino principal dessa cultura é para a produção de silagem. Ressalta ainda a necessidade do armazenamento de alimento estratégico, para o segundo semestre do corrente ano, em virtude da escassez alimentar, provocada pelas intempéries climáticas.

Para o Técnico em Agropecuária da Ematerce local, Júnior Carneiro, a oferta de sementes de milho e sorgo propiciarão aos agricultores familiares e maior produção de milho e silagem, o que refletirá na redução dos custos operacionais, no sistema produtivo de leite, haja vista que o produtor terá alimentos energéticos, de qualidade, para fornecer ao rebanho, no momento em que ocorrer maior procura e, com isso, a elevação dos valores. Prestigiaram o evento a secretária do Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Santana do Acaraú, Arlene Farias, e o assessor de Desenvolvimento Rural, da Agência de Desenvolvimento Econômico Local – ADEL – Alano Luna.