Ematerce: diretoria executiva faz reunião virtual com gerentes regionais

9 de abril de 2020 - 10:28 # # #

Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

O presidente da Empresa de Assistência técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Antonio Rodrigues de Amorim, coordenou, na manhã de quarta-feira (8/04/20), a 2ª videoconferência, com o objetivo de socializar as sugestões e decisões, apresentadas, na videoconferência anterior, para 18 gerentes regionais e dos centros de treinamento da empresa.

Amorim (foto abaixo) saudou os participantes e solicitou o empenho de todos, para o êxito da nova modalidade de atendimento aos agricultores familiares, no momento em que eles e os extensionistas da empresa iniciam o processo de organização, com vistas a receberem as demandas dos consumidores, por meio dos aplicativos WhatsApp e Chat, mediante a entrega dos produtos em casa dos solicitantes.

Explicou o dirigente da Ematerce que, com o uso das citadas plataformas, os consumidores informam suas necessidades, em termos da compra de gêneros alimentícios, e os agricultores especificam os preços das mercadorias, o local da entrega, tudo contatado, de forma virtual, para evitar a transmissão do Coronavírus.
Na 2ª videoconferência, ficou acertado que os regionais reunir-se-ão, via Internet, com os gerentes locais, para repassar-lhes a nova maneira de trabalho virtual com os agricultores assistidos pela empresa. Dessa maneira, os agricultores têm condições de garantir a venda de alimentos, produzidos em suas fazendas.

Na oportunidade, o assessor estadual Sérgio Lima (foto abaixo) falou a respeito da mudança, no nome do Sistema do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), passando a chamar-se SECAF (Sistema Estadual de Cadastro de Agricultores Familiares, Empreendedores Individuais e Empreendimentos Representativos). Informou Sérgio que a mudança se justifica, haja vista que o novo sistema será utilizado, para todas as Políticas Públicas, executadas pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Disse, também, que o preenchimento e o processamento do sistema, acima mencionado, não sofreram alterações.

O assessor de Comunicação da Ematerce, Aécio Santiago, reportou-se à validade e à importância do uso das ferramentas de comunicação, via Internet, como o Chat e o WhatsApp, no atendimento aos agricultores familiares, uma iniciativa elogiável por parte da equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação da empresa. Para ele, o uso dessas plataformas, pela equipe do escritório da empresa, no município do Crato, tendo à frente o gerente local Antonio Porto, foi exitosa, no tocante à venda on line de produtos agrícolas, expostos e comercializados, que, anteriormente, eram vendidos, na Feira de Produtos da Agricultura Familiar (Fecap), na cidade do Crato.

Por último, citou que outros meios de comunicação, a exemplo do facebook, podem ser usados, e que contribuirão para a divulgação dos trabalhos dos extensionistas, em benefício dos agricultores, de maneira virtual, sem falar das informações de interesse dos agricultores e da população.

Já o diretor administrativo e financeiro da Emarterce, Inácio Mariano Costa (foto abaixo) fez uma abordagem, alusiva à redução das despesas operacionais da Ematerce, não inferior a 30%, por determinação do Governo do Estado do Ceará, agradeceu a presença de todos e pediu a compreensão para o cumprimento das determinações governamentais.

Encerrando a parte das apresentações, falou o assessor estadual Marcondes Oliveira, sobre a solicitação dos relatórios a serem enviados ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), referentes às ações do Projeto Dom Hélder Câmara. Este projeto tem como principal objetivo trabalhar, para a redução e a erradicação da pobreza rural e das desigualdades do Semiárido, diminuindo, assim, os efeitos, causados pelas condições climáticas adversas, por meio da integração de políticas públicas federais, estaduais e municipais.

Vale salientar a ativa participação dos gerentes regionais, com sugestões, e que tiraram dúvidas a respeito do que lhes foi apresentado pelos expositores. Ao final da videoconferência, o diretor técnico Itamar Lemos (foto acima) solicitou, além de agradecer a participação dos gerentes regionais e técnicos do centro gerencial, o empenho de todos, para o sucesso dessa nova modalidade de trabalho virtual, o que possibilita consolidar ainda mais a imagem da Ematerce perante os governos estadual, municipais e a sociedade de modo geral. Por sua vez, o presidente da Ematerce, Antonio Amorim, aproveitou o momento e desejou à família ematerciana, extensiva aos familiares e aos agricultores, uma Feliz Páscoa.

A videoconferência contou com as presenças do diretor técnico Itamar Lemos Marques, do diretor administrativo Inácio Mariano Costa, do assistente da presidência, Bartolomeu Cavalcanti, de gerentes estaduais, regionais e dos centros de treinamento, de assessores, da equipe do Núcleo de Tecnologia da Informação e dos assessores de comunicação social da Ematerce.