Governador prorroga decreto de isolamento social e orienta agricultores familiares

20 de abril de 2020 - 08:31 # # #

Fhilipe Augusto- Texto Ascom Casa Civil - Foto / Fonte: Ascom SDA ----------------------------------------------------------------------------------------- Antonio José de Oliveira - Assessor de Comunicação. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (85) 3217.7872

Após ouvir as recomendações de especialistas na área da saúde, o governador Camilo Santana decidiu prorrogar novamente o decreto estadual com medidas de isolamento social em território cearense, cujo objetivo é combater a proliferação do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo próprio governador em suas redes sociais, na noite deste domingo (19).

Os 351,1 mil agricultores familiares do Estado são uma das categorias essenciais e com permissão para continuar trabalhando no campo. No atual cenário, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) reforça as recomendações do Governo do Ceará para quem garante o alimento na mesa das famílias cearenses.

Camilo Santana explicou que o novo decreto segue as medidas adotadas nos anteriores. “Estou prorrogando por mais 15 dias o decreto estadual que trata do enfrentamento ao coronavírus no Ceará, mantendo as restrições dos decretos anteriores, e reforçando medidas de proteção nos serviços essenciais que já funcionam, como bancos, lotéricas, supermercados e farmácias. O uso de máscara será obrigatório a todos os funcionários desses estabelecimentos, além de mais rigor nas regras para evitar aglomerações”, explicou.

Em campanha, lançada em parceria com a Casa Civil, a SDA orienta manter a distância de 1,5 metro entre os agricultores familiares enquanto plantam, cuidam da horta ou colhem, por exemplo. “Evite visitar parentes na cidade. E caso apresente sintomas de gripe, evite também visitar parentes na sua comunidade”, alerta. Na mesma postagem, comentam sobre a insuficiência de estudos que comprovem a contaminação de bovinos, caprinos, galináceos e caprinos pelo Covid-19.

As populações rurais (agricultores/as familiares, povos originários, quilombolas, indígenas e pescadores/as artesanais)…

Publicado por Secretaria do Desenvolvimento Agrário em Sexta-feira, 10 de abril de 2020

 

O governador também destacou a importância população cumprir com o que está sendo orientado por gestores e instituições no mundo inteiro. “Também é recomendado esse uso da máscara a todas as pessoas que precisem sair de casa. Compreendo os transtornos que causam algumas medidas, mas elas são tomadas com base na orientação de nossos especialistas em saúde e de entidades como a OMS (Organização Mundial de Saúde), que indicam o distanciamento social como a medida mais eficaz para diminuir a velocidade da contaminação do coronavírus, que ameaça o colapso completo do sistema de saúde”, disse.

O gestor informou que o Governo do Ceará permanece trabalhando para atender as necessidades da população e dos setores afetados com a pandemia e suas consequências. “Continuamos com ações de ampliação da rede de saúde publica, de mais proteção social para famílias vulneráveis, além de formas para minimizar os impactos econômicos para a nossa população, inclusive mantendo diálogo permanente com o setor produtivo. Essa é uma crise que afeta o mundo inteiro. Essa decisão de renovação do decreto estadual foi tomada na certeza de que busca, em primeiro lugar, proteger a vida dos cearenses, o bem mais precioso”, destacou Camilo.

OBS. Matéria transcrita, na íntegra, para levá-la a maior número de leitores por meio do site da Ematerce.