Cooperativa entrega 2mil kits escolares e FBB libera recursos para Projeto Salve Vidas

7 de julho de 2020 - 11:09 #

Aécio Santiago - aecio.santiago@ematerce.ce.gov.br

Mesmo com as dificuldades por conta da Pandemia da Covid19, de algumas medidas de isolamento impostas pelas autoridades de saúde e a suspensão das aulas em escolas públicas, produtores rurais e várias cooperativas vêm conseguindo cumprir uma parte do calendário de entregas de kits escolares da merenda escolar.

No último mês de junho, a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Vale do Forquilha (Coopvale) fez a entrega de 2 mil kit´s da merenda escolar, atendendo a 15 escolas da rede pública municipal de ensino de Quixeramobim e beneficiando duas mil famílias. A operação só foi possível após uma negociação da cooperativa com a Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia, Inovação e Gerência de Alimentação Escolar por meio do repasse dos recursos do Pnae (Programa Nacional de Alimentação Escolar), que estavam temporariamente suspensos por conta da pandemia.

Os kits foram entregues nas residências dos estudantes e a previsão é de que sejam entregues mais 5mil kits nos meses de julho e agosto. Os kits são compostos por melão, mamão, banana, abóbora, macaxeira, tomate, pimentão, cheiro verde e um quilo de polpa de fruta.

Ematerce x Cooperativismo

A Coopvale é um dos projetos de acompanhados pela Ematerce, que atua na área de irrigação descentralizada, piscicultura, agroindústria, pecuária de leite, doces e temperos, com cerca de 70 agricultores familiares. O setor do cooperativismo é um dos mais cresce no Ceará e no país. Apesar da pandemia, o segmento vem crescendo e encontrando fórmulas para superar a crise de saúde pública.

Na tarde desta terça-feira (7), em Juazeiro do Norte começa a entrega de cestas básicas e kits de higiente às entidades beneficentes, uma parceria Ematerce, Fundação Banco do Brasil e Coopertativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri, sediada em Juazeiro do Norte (Coopaefarc).

A solenidade de liberação dos recursos do projeto, no valor de R$300.427,50, acontece às 15h, na sede da cooperativa que vai centralizar as ações, a Coopaefarc, sediada na avenida Coronel Humberto Bezerra n° 160 – Bairro Timbauba – Próximo ao Cemitério Parque das Flores em Juazeiro do Norte CE.

Projeto

O Projeto Proteja e Salve Vidas – Covid 19, que prevê a compra de produtos oriundos da agricultura familiar e a doação a pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo estado e reúne cinco cooperativas, Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Ceará (Coopafesp-Pindoretama), Cooperativa Agroecológica da Agricultura Familiar do Caminho de Assis (Cooperfam-Maranguape), Cooperativa dos Agricultores Familiares de Santana do Acaraú (Coopasa-Santana do Acaraú), Cooperativa da Agricultura Familiar de Capistrano (Coopafc) e Coopertativa dos Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais do Cariri, sediada em Juazeiro do Norte (Coopaefarc).