Iguatu: Ematerce participa de dia de campo e difunde tecnologia no Centro-Sul

28 de outubro de 2021 - 14:49

Bruno Andrade - Jornalista e Assessor de comunicação. email: bruno.martins@ematerce.ce.gov.br

Além dos produtores locais, estiveram presentes produtores de outros 26 municípios, além de secretários de agricultura e outras autoridades

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), participou, nesta quinta-feira (27), do dia de campo na Fazenda Palácio, localizada no município de Iguatu. O evento, que foi promovido pelo Instituto Luiz Girão, a empresa Betânia e a Unidade de Pecuária Iguatuense (UPECI), contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre produtores, parceiros, a diretoria da Ematerce e a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), serviu, principalmente, para demonstrar aos agricultores como é possível sustentar o gado leiteiro e outras criações com a produção aérea da mandioca (folhas e manivas).

Na ocasião foram realizadas palestras e práticas de como os agricultores poderiam realizar o cultivo desse tipo de incremento (a mandioca) que já é consolidada em todo o Estado do Ceará. A palestra sobre o cultivo e manejo foi ministrada pelo ex-presidente da Ematerce e referência no assunto de cultivo de mandioca, Raimundo Reis que demonstrou e tirou dúvidas dos agricultores presentes.

Cultivo de mandioca adensada com foco na produção aérea (manivas + folhas)

Estiveram presentes durante o dia de campo o presidente da Ematerce, Antônio Amorim, o diretor técnico da Ematerce, Itamar Lemos, o gerente da Ematerce de Iguatu, Mauro, os agrônomos Francisco Zuza, Raimundo Reis e José Wilson.

O Dia de campo é uma das formas de difusão de tecnologia para os agricultores. Acompanhe a entrevista do agrônomo Zuza:

Outras tecnologias e máquinas foram apresentadas aos agricultores como uma máquina para ensacar e fazer a silagem de alimentos para o gado e um filtro que transforma a água imprópria para o consumo em água potável.

Filtro com grande capacidade de filtragem de resíduos.

A Fazenda

A Fazenda Palácio, em Iguatu, possui 8 hectares e é uma referência no aproveitamento de espaço, tendo em vista que são utilizados tecnologias que aumentam a produtividade e consequentemente aumentam a produção.

Para o produtor e proprietário Mairton Gomes Palácio, a tecnologia do cultivo correto da mandioca e da palma foram fundamentais para a sua permanência no campo.

“Eu teria saído dessa atividade com toda certeza e dificilmente eu recomeçaria”, comenta o produtor sobre como as orientações influenciaram em sua trajetória.

Confira nossa galeria de imagens. Clique aqui.

Reportagem
Em breve uma videorreportagem será postada em nossas redes sociais. Fiquem atentos. O link para o vídeo será postado aqui.