Milagres-CE: Ematerce, escritório local, inicia distribuição de sementes selecionadas

6 de janeiro de 2022 - 14:03 # # #

Antonio José de Oliveira - Jornalista e Assessor de Comunicação. E-mail: antonio.jose@ematerce.ce.gov.br Fone: (850 3217.7872

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) iniciou, no dia 6 de janeiro de 2022, a distribuição das sementes selecionadas, do Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), referente à safra 2021/2022, aos (às) agricultores (as) familiares, no munícipio de Milagres-CE.

Legenda: Entrega das sementes selecionadas obedecendo aos protocolos sanitários.

A novidade, em 2022, é que a distribuição ocorre, na zona rural, em seis regiões distintas, com atendimento aos agricultores (as) das mais diversas localidades, o que evita o deslocamento e a aglomeração na sede do município. Afirmou que isso é possível, devido à parceria, firmada entre Ematerce / Prefeitura Municipal de Milagres-CE, por intermédio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Agrário, que contratou um caminhão, para fazer o transporte das sementes e dos capatazes, facilitando, assim, o carregamento e o descarregamento. A execução da distribuição é feita pelos técnicos da supracitada secretaria e pelos da Ematerce.

DISTRIBUIÇÃO EM MILAGRES

No município de Milagres-CE, região do Cariri Leste, de acordo com o previsto, no Programa Hora de Plantar, serão beneficiados 914 agricultores (as) familiares, mediante a distribuição de 100 mudas de Cajueiro Anão Precoce; 5 mudas de Goiabeira; 10 mudas de Mangueira; 20 mudas de Aroeira; 2.100 mudas de Sabiá; 30 metros cúbicos de Mandioca; 38.710 quilos de Milho Híbrido; 1.290 quilos de Sorgo Forrageiro; e 10.500 raquetes de Palma Forrageira.

OBJETIVO E PÚBLICO-ALVO

O objetivo geral do programa é fortalecer a Agricultura Familiar, utilizando sementes, mudas de qualidade e outros materiais de elevado potencial genético, que propiciem o aumento da produtividade das culturas e melhorem o nível de renda dos (as) agricultores (as) familiares. O público-alvo do programa é constituído por agricultor (a) familiar,  (proprietário (a), parceiro (a), posseiro (a), meeiro (a) ou arrendatário (a), cujos beneficiários (as) recebem sementes e/ou mudas. Em se tratando do Milho Híbrido e do Cajueiro Anão Precoce, o agricultor (a) pode receber sementes e mudas, para o plantio de até cinco hectares, e, nos demais casos, pode receber sementes e mudas para o plantio de até um (1) hectare.