Cariré-CE: técnico da Ematerce realiza demonstração sobre poda da acerola
25 de setembro de 2024 - 09:07
Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Escritório da Ematerce de Cariré-CE
O técnico da Ematerce, escritório local de Cariré-CE, Ivo Azevedo Parente, realizou uma demonstração de método sobre a poda em aceroleira. O evento aconteceu na localidade de Olho D’água, a 27 quilômetros da sede do município, na propriedade do agropecuarista familiar Luiz Dias.
A aceroleira é uma planta do gênero Malpighia, cujo fruto chama-se acerola e é rico em vitamina C, chegando a ter mais vitamina C do que frutas cítricas como o limão e a laranja, por exemplo. Esta planta é um arbusto que pode chegar a até 3,0 metros de altura, desenvolvendo-se bem em clima tropical, sendo a região nordeste brasileiro a que mais produz a cultura.
Para obter uma maior produção e produtividade, é necessário a realização de alguns manejos, dentre eles, destaca-se a poda da aceroleira, cuja prática requer alguns cuidados, que são fundamentais para seu sucesso.
O técnico da Ematerce Ivo Azevedo realizou a poda, utilizando um tesourão e uma serra de poda, instrumentos próprios e muito importantes para esta prática, enfatizando o cuidado para não se utilizar ferramentas inadequadas, como machados e foices, pois lascará e danificará os galhos, ferindo a planta, virando porta de entrada para fungos e bactérias.
Outro cuidado muito importante é a retirada de galhos mortos, pois estes podem apodrecer a planta. Devem também ser retirados os galhos que crescem para baixo, evitando o contato com o solo, bem como os galhos que crescem para o interior da planta, já que estes não produzirão corretamente.
Por fim, embora a aceroleira seja um arbusto, o recomendado é que em seu interior, haja incidência de luz solar, para evitar a proliferação de fungos e insetos considerados pragas da cultura, para evitar isso, recomenda-se a poda no formato de cálice, favorecendo a incidência de luz solar.
Esta prática não deve ser realizada com a planta em produção, devendo fazê-la logo após o período de frutificação. Seguindo estas orientações, a planta irá se desenvolver mais forte e saudável, consequentemente, obtendo uma maior produção.