Ematerce fortalece Crédito Rural em 2024 visando o desenvolvimento sustentável rural
9 de dezembro de 2024 - 10:09
Texto e fotos: equipe estadual de Crédito Rural da Ematerce.
Em 2024, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce desempenhou um papel fundamental na promoção do crédito rural no estado, proporcionando aos produtores rurais assistidos pelos escritórios de ATER, na maior parte dos municípios do Ceará, acesso às linhas de financiamento essenciais para o fortalecimento da agricultura cearense. Com um número expressivo de projetos elaborados e contratados, a Ematerce consolidou sua missão de promover o desenvolvimento rural sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos cearenses.
A Ematerce, elaborou 683 projetos agropecuários que somaram R$ 33,0 milhões, no período de janeiro a novembro de 2024. Esses números representam um incremento de mais de R$ 16,0 milhões e um crescimento de 95,56% em relação a 2023, evidenciando a evolução e o compromisso da empresa com o fortalecimento do setor agrícola cearense. Destaca-se o Acordo de Cooperação Técnica com o Banco do Nordeste do Brasil – BNB, quando a Ematerce realizou a assistência técnica a 462 projetos que foram elaborados pela metodologia do Agroamigo. Informa os assessores estaduais de crédito rural, Elderi Pimenta e Renan Saraiva.
Acões de Crédito nos Municípios
Com essas ações, a Ematerce esteve presente com o crédito rural em 146 municípios, ampliando, assim, o acesso ao financiamento e à assistência técnica para agricultores familiares em todo o Ceará. Esse apoio tem sido essencial para incentivar a adoção de novas tecnologias, fortalecer as cadeias produtivas locais e melhorar a qualidade de vida das comunidades rurais, contribuindo para um desenvolvimento agrícola sustentável e integrado em cada região atendida.
Dentre as principais cadeias produtivas apoiadas pela Assistência Técnica e Extensão Rural oficial, destacam-se a bovinocultura de leite e de corte, agroindústrias, avicultura, fruticultura, turismo rural e agroecologia. Projetos de energia solar também merecem destaque, pois geram redução nos custos de produção e promovem a sustentabilidade nas propriedades rurais, permitindo que os agricultores diversifiquem suas fontes de renda e contribuam para um futuro mais sustentável.
Para garantir uma gestão de qualidade do crédito rural, a Ematerce utilizou o sistema SITCRED (Sistema de Gestão do Crédito Rural da Ematerce). Com ele, é possível acompanhar de forma dinâmica o número e os valores dos projetos realizados em todo o estado, proporcionando um melhor monitoramento do setor e gerando subsídios para tomadas de decisões eficazes que visam aprimorar o atendimento do crédito rural no Ceará.
A empresa também adquiriu 15 veículos novos, direcionados ao apoio as equipes de crédito rural dos diversos municípios do interior do Estado.
Parcerias e cadastro no PNMPO
A Ematerce firmou, em 2024, parcerias estratégicas com três dos principais agentes financeiros do país: Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil, garantindo que os agricultores familiares possam diversificar suas produções e investir em práticas agrícolas mais sustentáveis e produtivas.
Outro avanço importante foi o cadastro da empresa no Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado (PNMPO), em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego. Este programa objetiva apoiar e financiar atividades produtivas de empreendedores, especialmente por meio de recursos de microcrédito produtivo orientado. Com a adesão ao PNMPO, a Ematerce amplia seu leque de serviços, passando a atender empreendedores locais com crédito e orientação técnica para a linha do Programa Nacional da Agricultura Familiar (PRONAF) B, contribuindo diretamente para o fortalecimento das economias regionais e para a inclusão financeira dos pequenos produtores.
Capacitação de Técnicos em Crédito Rural
Para melhorar ainda mais o atendimento aos agricultores, a Ematerce investiu intensamente na capacitação de sua equipe. Em 2024, foram realizadas três capacitações presenciais específicas sobre crédito rural, com o objetivo de atualizar e aprimorar o conhecimento dos técnicos. No treinamento realizado no mês de janeiro, no Centro de Treinamento da Fazenda Normal, em Quixeramobim-CE, participaram 56 técnicos, visando a elaboração de projetos de crédito rural para diferentes agentes financeiros. Em outubro e novembro de 2024, houve capacitações junto à equipe dos Bancos do Brasil e do Nordeste, nos municípios de Fortaleza-CE e Iguatu-CE, com a participação de 54 técnicos da Ematerce de todo Estado.
Impacto e perspectivas para o desenvolvimento rural
O crédito rural é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar. Em 2024, o trabalho da Ematerce foi determinante para facilitar o acesso dos pequenos agricultores a esses recursos. A ampliação do número de projetos, a diversificação das fontes de financiamento, o acompanhamento e a gestão dos projetos por meio do SITCRED, além da adesão ao PNMPO, consolidam o compromisso da Ematerce com o desenvolvimento rural sustentável no Ceará.
Para 2025, a expectativa é que a Ematerce siga ampliando suas iniciativas de crédito rural, mantendo o ritmo de crescimento e inovação que caracterizou 2024. Com isso, reafirmamos nosso papel como agente estratégico para o desenvolvimento da agricultura familiar e o crescimento socioeconômico no estado do Ceará.