Ematerce participa do Programa de Revitalização da Cotonicultura no Ceará
10 de dezembro de 2024 - 10:12
Texto: Jornalista Edilmo Gurgel, Engenheiros Agrônomos Valdir Silva e Jocilene Pinheiro Fotos: Arquivo Ascom- Ematerce
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA, a Associação dos Produtores de Algodão do Estado do Ceará- Apaece, o Sindicato das Industrias de Extração de Fibras Vegetais e do Descaroçamento de Algodão do Estado do Ceará – Sindalgodão, a Universidade Federal do Cariri- UFCA, a Agência de Defesa Agropecuária do Ceará – Adagri, Prefeituras Municipais e as Industrias de Rações formaram parcerias com o objetivo de revitalizar a cotonicultura no Ceará, produto que no passado fazia parte da riqueza agrícola do Estado. Para isso, foi firmado um Acordo de Cooperação Técnica com o intuito de retornar com a implantação da cultura do algodão.
Os órgãos envolvidos elaboraram um programa para atender a 25 municípios localizados em todas as regiões do Ceará, contemplando em cada um 40 agricultores, que receberam 10 quilos de sementes convencionais da variedade Aroeira, através do Programa Hora de Plantar e 7 litros de bioinsumos para combate às pragas e doenças da cultura. A Ematerce contribuiu com a seleção dos participantes e durante todo o processo de produção com as devidas orientações técnicas. Inicialmente, técnicos e agricultores foram treinados sobre a cultura do algodão.
Os municípios escolhidos para participarem do Programa Ouro Branco são: Altaneira Apuiarés, Assaré, Barro, Canindé, Cariús, Cedro, Ererê, Quixeramobim, Ibicuitinga, Icó, Iguatu, Ipueiras, Irauçuba, Itapajé, Itatira, Massapê, Mombaça, Ocara, Orós, Pedra Branca, Quixadá. Quixelô, Saboeiro, Senador Pompeu, Sobral e Tarrafas. Os resultados alcançados em 2024, foi a inscrição de 307 agricultores, área plantada de 216,7 hectares, área colhida de 189,7 hectares, produção de 181.390,2 quilos de algodão com caroço, produtividade alcançada de 956,2 quilos/hectare ou 63,7 arrobas de 15 quilos por hectare. Informações dos Assessores Estadual de Cotonicultura da Ematerce, Valdir Silva e Jocilene Pinheiro- Engenheiros Agrônomos.