Ematerce atende a 4.121 famílias inscritas no Programa Fomento Rural

11 de dezembro de 2024 - 11:09

Ascom / Edilmo Gurgel – edilmo.gurgel@ematerce.ce.gov.br Fotos: Arquivo Ascom Ematerce

O Governo do Estado do Ceará através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário- SDA(coordenadora) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – Ematerce (executora), assinou contrato com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome- MDS  para financiar as atividades de apoio a 4.121 famílias de pequenos produtores rurais incluídas no Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais – Fomento Rural, durante o ano de 2024. A Ematerce é responsável pela seleção das 4.121 famílias, com renda per capita de até R$ 218,00/mês, classificadas como de extrema pobreza. Outras 1.000 famílias foram selecionadas pela Federação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura Familiar- Fetraf e repassadas à Ematerce para receberem assistência técnica.

De acordo com os coordenadores estaduais do Programa na ATER, Marcondes Oliveira e César Meneses, a Ematerce envolve 64 técnicos de 124 escritórios para implementarem o Programa Fomento Rural no Ceará.

No final de 2024, conforme levantamento feito pelos responsáveis pelo Programa, o mesmo alcançou êxito o que justifica a sua ampliação no próximo ano. A Assistência Técnica da Ematerce preocupa-se principalmente com bem-estar do produtor rural e sua família, principalmente com aquele de baixa renda e que tenha como fonte de renda exclusiva a atividade rural.