ITATIRA: LANÇADA A CAMPANHA CONTRA AFTOSA

O lançamento da 1ª Etapa da Campanha de Vacinação Contra Febre Aftosa, realizada, na última quinta-feira, 16, no Assentamento Federal Umarizeiras, no município de Itatira, contou com a participação de, aproximadamente, 100 pessoas, dentre agropecuaristas, lideranças comunitárias, MST (Movimento dos Sem-Terra), funcionários públicos, estudantes, federação e sindicato de trabalhadores(as) rurais.

Segundo o coordenador regional da Ematerce,  nos Sertões de Canindé, Onésimo Pereira Lima, prestigiaram o acontecimento o prefeito José Ferreira Mateus, técnicos da Adagri, de Canindé,  José Lopes Viana e Eymard do Nascimento, Secretária de Agricultura, Cláudia Guerra, Médico Veterinário Municipal, Ciro Facundo, gerente local da Ematerce, de Boa Viagem, Nercides de Morais Oliveira, assessor regional Sertões de Canindé, Wllissis Gonçalves de Sousa.

Na abertura, a Secretária da Agricultura colocou, de forma rápida, a importância da distribuição das cartas de aviso aos criadores; em seguida, enfatizou  a contribuição, dada pelas agentes de saúde daquela localidade.  Em suas participações, José Lopes Viana e  Ciro Facundo, falaram sobre a importância da erradicação da febre aftosa, no Estado, ressaltando os prejuízos que a posição do Ceará, ou seja, de risco desconhecido, tem acarretado.

No encerramento, o prefeito de Itatira colocou, de forma sucinta, os planos de sua administração, para o setor rural, enfatizando a pecuária. Anunciou, ainda, a doação de 500 doses da vacina contra aftosa aos criadores do município. Em gesto simbólico, foram sorteadas 40 doses. Após o encerramento, aconteceu uma plenária com a participação de criadores, técnicos e secretários municipais.

Vale salientar que há o envolvimento de técnicos, autoridades do setor agropecuário, lideranças políticas e comunitárias,  para que os bovinos do município sejam vacinados nesta 1ª etapa da campanha, que se encerra no dia 30 de abril do ano em curso. Importante lembrar que a Ematerce, a exemplo do ano passado, envolve seus extensionistas, na divulgação da campanha, nos 184 municípios cearenses.

===========================================================================

ASSESSOR DE COMUNICAÇÃO E OUVIDOR