Institucional

 

Fundada em 16 de fevereiro de 1954, o Serviço de Extensão Rural do Ceará recebeu, inicialmente, a denominação de Associação Nordestina de Crédito e Assistência Rural (Ancar). Naquele ano, os trabalhos de campo começaram pelos municípios de Maranguape, Redenção e Quixadá.

Em 1976, o Governo do Estado criou, com a aprovação da Lei 10.029, de 6 de julho daquele ano, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce.

A EMATERCE é um órgão público estadual, de direito privado, sem fins lucrativos, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Agrário do estado do Ceará – SDA.

 

MISSÃO

Contribuir para o desenvolvimento sustentável da agropecuária do Estado do Ceará. Através da utilização de processos educativos na construção de conhecimentos pelos extensionistas, agricultores e suas organizações, que assegurem a geração de emprego e renda no meio rural.

VISÃO

A Ematerce tem como visão o desenvolvimento sustentável da agricultura de base familiar, a busca pela obtenção de resultados, a visão do agronegócio familiar e o estabelecimento de parcerias. De acordo com esses princípios, a Ematerce busca a profissionalização rural e a conseqüente melhoria da qualidade de vida dos agricultores cearenses. Para tanto, a Empresa traçou as seguintes estratégias:

  • Divulgar e executar, com excelência, as políticas governamentais para o setor agrícola do Estado do Ceará;

  • Elevar a escala de negócios dos produtores de base familiar;

  • Melhorar o perfil da agricultura familiar no Estado do Ceará.

 

PÚBLICO ALVO

 

O público-alvo da Ematerce é o agricultor de base familiar, os assentados, os quilombolas e os indígenas.

 

Ressalte-se que a empresa contribui para a inserção do agricultor no mercado, de forma competitiva, associativa e sustentável. Dessa forma, ajuda a implantar novas tecnologias em todos os setores produtivos do agronegócio familiar, como: a bovinocultura de leite, agricultura orgânica, algodão, cana-de-açúcar,, milho, feijão, arroz, mandioca, sisal/amendoim, caju, mamona, fruticultura, olericultura, a ovinocaprinocultura, a piscicultura, floricultura, a fruticultura e a apicultura. Todo o trabalho é desenvolvido, mediante parcerias com os governos municipais e o governo federal, por meio de linhas de financiamento, a exemplo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – (Pronaf ) e o Programa Nacional de Crédito Fundiário.