Quem é quem

Presidente

Antônio Rodrigues de Amorim

Antônio Rodrigues de Amorim, filho de Agostinho Rodrigues de Oliveira e Josefa Ribeiro Lima, nascido na comunidade de Abóbora, município de Tauá-CE, casado com Iraci Loiola de Sena Amorim. É pai de quatro filhos, Adonai Rodrigues Loiola, Valéria Rodrigues Loiola, Antônio Helder Loiola Amorim e Olga Rodrigues Loiola.

Iniciou sua história, como agricultor, em Tauá, em 1978. Como a maioria dos jovens do interior, veio morar em Fortaleza-CE em 1978/79. Na capital, começou trabalhando como garçom. Em 1980, retornou a sua cidade-natal, montando seu próprio empreendimento (um bar), trabalhando também na agricultura. Um ano depois, em 1981, liderou o movimento de oposição sindical, no município de Tauá, vindo a eleger-se, em 1986, presidente deste sindicato. Em 1982, participou do Congresso de Fundação da Central Única dos Trabalhadores (CUT), em São Bernardo do Campo–SP, exercendo o mandato de Diretor Nacional da CUT de 1982 a 1988.

Criou o primeiro Departamento Rural da CUT em janeiro de 1988. Foi candidato a Deputado Federal Constituinte, em 1986, sendo o candidato mais votado da coligação PT/PSB, com 23.237 votos. Participou de todas as mobilizações das emendas populares, referentes às questões sociais, ao desenvolvimento agrário e à política agrícola, entregando ao Deputado Ulisses Guimarães quatro milhões e novecentas mil assinaturas para as três emendas.

Foi diretor da CUT Estadual de 1982 a 1991. Foi Delegado Regional da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado do Ceará – FETRAECE, em Crateús-CE, de 1986 a 1995. Foi Diretor Estadual da FETRAECE de 1992 a 1995. Em 1995, iniciou, em seu município, sua atuação como Técnico em Contabilidade, trabalhando em associações comunitárias, sindicatos e cooperativas. De 1997 a 2000, atuou na equipe técnica de Assessoria Técnica e Extensão Rural- ATES, no Estado do Piauí, atuando na área de contabilidade e gestão dos agricultores. De 2002 a 2004, atuou como supervisor das equipes técnicas, relacionadas com SEBRAE/INCRA, no Estado do Ceará, trabalhando nas regiões dos Inhamuns, Centro-Sul e Jaguaribe.

Em 1994, prestou vestibular, com êxito, para Ciências Contábeis, na Faculdade Metropolitana, em Tauá, concluindo seu curso em junho de 1998. De 1998 até 2007, atuou como Contador e agricultor na área de produção orgânica no município de Tauá.

Desde 2007 até 2014, foi secretário adjunto da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará. Além disso, cursa especialização em Gestão Empresarial em Cooperativas pela Universidade Federal do Ceará.

Nome completo: Antônio Rodrigues de Amorim
Data de nascimento: 29 de janeiro
E-mail: amorim.rodrigues@ematerce.ce.gov.br

TELEFONES: (85) 3101-2416
FAX: (85) 3101.2429
Nome da secretária: Berenice Nunes Leitão.

Diretor Técnico

Itamar Lemos

Formado em Engenharia Agronômica pela Escola de Agronomia, da Universidade Federal do Ceará (UFC), em 1972, começou a carreira como extensionista da Emater Minas Gerais, em Capelinha e Malacacheta , de 1973 a 1986.

Na Emater Ceará, foi extensionista local de São Benedito, coordenador regional em Ubajara, e supervisor Regional em Ubajara. No Centro Gerencial da Ematerce trabalhou na área de programação e orçamento e no núcleo de estudos, avaliação e documentação.

Foi gerente dos projetos de desenvolvimento rural integrado das regiões da Ibiapapa e Baturité. Foi chefe da coordenadoria de operações (Coper), diretor técnico e presidente interino. Atuou, ainda, como diretor do Departamento de Apoio à Produção (DAP), na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária, na gestão de Eudoro Santana.

Na gestão do secretário Carlos Matos, foi coordenador de Agricultura na Secretaria de Agricultura do Ceará. Também foi coordenador da Coordenadoria do Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Codaf) nas gestões de Camilo Santana, Nelson Martins e Dedé Teixeira.

Ocupa atualmente o cargo de diretor técnico da Ematerce.

Possui especializações pelo Banco do Nordeste, pelo Cepedi e na Sudene, pelo Pnud em avaliação de projetos de desenvolvimento rural integrado. Após a família, o que mais gosta, na vida, é fazer assistência técnica e extensão rural.

Com filosofia de trabalho, utiliza, frequentemente, em suas assinaturas de e-mails, a frase de sua autoria: não ha saída, sem assistência técnica e extensão rural, na utilização de tecnologias adequadas ao semiárido cearense.

 

 

Secretários(as), Servidores e Organograma

José Bartolomeu Cavalcante

Assistente da presidência

Inácio Mariano da Costa

Diretor administrativo e financeiro